Recentemente, foram divulgados os dados do Ministério da Economia para o emprego formal, através da base de dados “Relação Anual de Informações Sociais-RAIS”. Esta base de dados sistematiza informações sobre o emprego com carteira assinada e do serviço jurídico único do setor público.
No estado do Rio de Janeiro, Maricá foi o município com maior crescimento do emprego formal, que mais do que dobrou, entre 2008 e 2018, com um crescimento de 127%. No mesmo período, no estado do Rio de Janeiro, no Sudeste e no Brasil, o crescimento do emprego formal foi de, respectivamente, 8,2%; 12,4%; e 18,2%.
O principal destaque em Maricá foi o setor da construção civil, com um crescimento do emprego com carteira assinada de 231,2%, impactado pelas obras de infraestrutura que o município vem realizando, por exemplo com a criação da Companhia de Saneamento de Maricá-Sanemar.
Investimento em infraestrutura é um pressuposto fundamental para a atração de empresas e da diversificação da estrutura produtiva no município.