Políticas sociais podem contribuir também para a capacidade de consumo e o dinamismo econômico de um território.

A Prefeitura de Maricá, em 26 de junho de 2013, criou o Programa da Renda Básica Mumbuca, que foi, desde então, permanentemente aprimorado e ampliado. O Programa beneficia famílias com renda familiar de até três salários mínimos, que moram no município há no mínimo três anos.

A partir do final de 2019 o Programa atingiu 40 mil beneficiados, quase 1/3 da população do município, com uma injeção de recursos na economia local da ordem de R$ 6 milhões mensais.

Atualmente, o Programa já representa um adicional de 12% sobre o total da massa salarial formal dos maricaenses, passando a ter escala para, não só diminuir decisivamente a desigualdade, como também para o estímulo à demanda e à modernização/criação de empresas no município.

As políticas sociais e de investimento em infraestrutura, além das políticas de atração de empresas, realizadas pela Codemar e pela Prefeitura de Maricá, já permitiram um aumento da capacidade de consumo no município, descontada a inflação, de 4,12 vezes, entre 2008 e 2019.

O cálculo desse aumento foi feito comparando-se o total da massa salarial do emprego formal nos setores privado e público no município, em 2008, com a massa salarial em 2019 + a renda mínima distribuída através do Cartão Mumbuca.