Com quatro dias de programação, o evento foi realizado junto ao Festival Rua&Sabor, em Itaipuaçu

A terceira edição do Maricá Bier Fest 2022 e o Festival Rua & Sabor foram marcados por cerveja de qualidade, boa música, e gastronomia para todos os gostos na Lona Cultural de Itaipuaçu. Além das cervejarias da cidade, a programação contou com dois palcos simultâneos, feira de artesanato e espaço kids. O evento, que recebeu cerca de 20 mil pessoas nos quatro dias (de 20 a 23/10), foi realizado pela Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá) e pelas secretarias de Promoções e Projetos Especiais e Turismo.

O presidente da Codemar, Olavo Noleto, prestigiou o Maricá Bier Fest e explicou que o evento, assim como outros que vêm acontecendo na cidade, tem a proposta de reverenciar os valores da terra de Maricá, como música, arte, gastronomia e, neste caso, as cervejas.

“Maricá está cada dia se organizando mais, com produtos turísticos que chamam as pessoas de fora para conhecer as maravilhas da cidade. O Maricá Bier Fest é um exemplo disso: ao mesmo tempo em que valoriza os nossos produtores cervejeiros, também chama atenção dos turistas”, afirmou.

Na edição de 2022, o evento contou com quatro cervejarias maricaenses: Maltz, Br Espraiado, Alex Beer e Bicho Grilo. O secretário de Promoções e Projetos Especiais, José Alexandre Almeida, relembrou que o Maricá Bier Fest teve início na Praça do Ferreirinha, em Itaipuaçu, e, segundo ele, com o aumento do público, foi necessário buscar um outro espaço já que a expectativa era de receber ainda mais visitantes, entre moradores e turistas.

“O projeto da cerveja artesanal em Maricá nasceu em 2018, e chegou aqui dentro de uma perspectiva de uma região que vinha crescendo muito. Os polos cervejeiros na Região Serrana, no Sul do Estado, já estavam bem avançados, e nós começamos com o Art&Bier, fazendo um evento dentro do aniversário da cidade no aeroporto. Esse projeto começou a crescer e foi ganhando corpo. Assim, empreendedores da cidade começaram a entender que a cerveja artesanal tem público específico, mas também consegue ser colocada em locais onde as outras cervejas não tem tanto apelo”, explicou Almeida.

Empreendimento que só cresce

A cervejaria Bicho Grilo foi uma das marcas presentes no evento. Com fabricação em Maricá, ela tem uma produção familiar, composta pelo mestre cervejeiro Fabio Viegas, sua esposa, seu irmão e seu filho. Para ele, o Polo Cervejeiro da cidade é uma grande família, onde todos se ajudam e eventos como o Maricá Bier Fest é um ganho enorme para o público, que tem a opção de consumir produtos de excelência.

“Todas as cervejarias de Maricá entregam sempre opções de boa qualidade. E os eventos ajudam a dar um salto de público para os produtores de cerveja. Aqui, não estamos só vendendo o produto, estamos também tendo a oportunidade de expor nossa marca. Eu percebo que a cada evento cervejeiro em Maricá, o público vem crescendo. Isso mostra que eles estão ávidos por conhecimento, por experimentarem sabores novos. A Prefeitura de Maricá, a Codemar, as secretarias de Turismo e de Projetos Especiais e o Polo Cervejeiro estão ajudando muito nisso. Porque, assim, conseguimos levar nossas cervejas para todos os distritos, que também atraem turistas”, afirmou o mestre cervejeiro que é pesquisador há 15 anos.

Recepção segura, para toda a família

Os moradores de Itaipuaçu Jorge Artur e Vania Borges vieram pela primeira vez ao evento. Eles, que moravam na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, se mudaram recentemente para Maricá e dizem que o Bier Fest é um evento tranquilo, no qual todos curtem e participam de maneira segura.

“Eu já conhecia o chope da Maltz e vim prestigiar a cervejaria aqui no Maricá Bier Fest. Estou achando o evento excepcional para os moradores da cidade, já que é um local que dá para vir com a família e com as crianças”, disse Jorge Artur.

O casal Fabio da Silva Freitas e Amanda Figueiredo estão se mudando para o Barroco e, também pela primeira vez, aproveitaram o Maricá Bier Fest.

“Escolhemos morar em Maricá pela segurança, já que o Rio está muito perigoso. Ainda não nos mudamos, mas já estamos frequentando a cidade. Apesar do pouco tempo aqui, já estou adorando. O Maricá Bier Fest tem um diferencial que engloba a culinária e o espaço kids para as crianças brincarem. Nós amamos degustar cerveja, e com certeza, esse vai ser o primeiro de muitos eventos do tipo que vamos estar”, garantiu Fabio.

Sucesso que se multiplica entre as marcas maricaenses de cerveja

O empresário Alexandre Pietrobom, da cervejaria Alex Beer, destacou que, assim como as outras edições, o terceiro Maricá Bier Fest foi um sucesso. “Quando surgiu a ideia do polo cervejeiro na cidade, pensamos que seria legal começarmos a produzir nosso rótulo, porque é uma pegada que já adorávamos. São quatro cervejarias na cidade e todos nós estamos na luta. Por isso, a iniciativa desses eventos é bem importante”, explicou.

Quem esteve presente fazia questão de experimentar todas as marcas de cerveja. Foi o caso de Marcelo Brum, que foi ao Maricá Bier com a esposa Gislaine Mattos e o cachorrinho Rubi. “Até agora, gostei de todos os chopes que experimentei. Acho o Maricá Bier Fest importante não apenas para o público, mas para os empreendedores, que têm oportunidade de mostrar o produto, principalmente depois desses anos de pandemia, onde muitos comércios fecharam. Por isso, valorizo muito esse tipo de evento”, finalizou.

Mais de 20 shows aconteceram, simultaneamente, em dois palcos

Durante os quatro dias de evento, 23 artistas da cidade subiram, simultaneamente, em dois palcos: o principal e o do Rua&Sabor e animaram o público que esteve presente. A Banda Thunderock, que se apresentou no sábado – penúltimo dia de Maricá Bier Fest – comemorou nove anos de estrada.

“O Maricá Bier Fest é sensacional, muito bem organizado, com uma ótima estrutura! E o pessoal de Itaipuaçu abraçou o evento, que estava lotado. Comemorar o aniversário da Thunderock aqui foi muito especial, os fãs vieram em peso com camisa e bandana da banda, uma festa inesquecível. Agradecemos muito a oportunidade de poder participar”, afirmou João Rock, músico integrante e produtor da Thunderock.

Além deles, se apresentaram no Maricá Bier Fest Lalinha, Jorginho Doug, Boivi, Mariana Cunha, Junior Sheik, Vivi Serrano, Natalia Pani, Douglas Kali, Thiago Celebral, Cristiano e a Boneca Nega Clei, Cia de Artes Lidia Maria, Paul Rock, Banda RMB, Lavínia Guimarães, Os Bartira, Léo Brunno, Cida Santos (Equipe Tatulegria), Vitórya Telles, Amigos do Quintal, Thiago Dantas, Rhoan Victor e Maiara Coboski.