Programação contou com entrega de prêmios com brindes produzidos pelas empreendedoras

Com mensagens de incentivo e valorização do amor próprio, os visitantes da Feira da Colmeia foram recebidos logo na entrada, podendo também retribuir com novos bilhetes no quadro de boas-vindas. A 6ª edição do evento, que aconteceu neste final de semana (3 e 4/09), na Lona Cultural de Itaipuaçu, teve como tema a Campanha Setembro Amarelo, que destaca a prevenção ao suicídio. Além da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), a feira recebe apoio do Banco Mumbuca e das secretarias de Cultura e Promoção e Projetos Especiais. Domingo foi dia de entrega de prêmios com brindes produzidos pelas empreendedoras e momento de arrecadação de fundos para o coletivo que atua com acolhimento e fortalecimento das mulheres em vulnerabilidade emocional.

“Essa edição é muito significativa porque a gente se preocupou muito em ser uma feira motivadora, especial para que todas as pessoas que chegam na nossa feira e as nossas expositoras se sintam acolhidas e incentivadas. Setembro Amarelo é uma campanha muito importante porque ela literalmente mostra o valor da vida e o suicídio precisa ser falado, ser discutido, porque é uma questão de saúde pública”, destacou a fundadora do coletivo Thaysa Muniz.

A fundadora ainda explicou que o coletivo já tem 4 anos e durante o mesmo período realizam as feiras. O evento é uma maneira de mostrar os produtos de empreendedoras que não têm lojas físicas e que não atuam só na internet. A feira acontece uma vez no mês promovendo arranjo de colaboração de serviços e fortalecendo o empreendedorismo feminino local, com expositores de moda, gastronomia e artesanato.

“Sou empreendedora há pouco tempo. A venda de lingerie virou um negócio para mim e a Colmeia foi um lugar que me acolheu, esse coletivo de mulheres que acolhem e dão capacitação às pessoas. Me convidaram para esse espaço na Lona Cultural, que é maravilhoso, além de outros eventos em restaurantes e cafés para gente expor o nosso negócio e criar conexão com as outras mulheres”, comentou a empreendedora Isabel Barbosa, que faz parte do projeto desde fevereiro.

Rede de apoio para mulheres

Mariana Mendonça do estande da Trem Bão, além de ser empreendedora no ramo de comércio, tem uma clínica fonoaudiológica em Itaipuaçu e atua como colaboradora orientando o público do Instituto Colmeia e palestrando na feira.

“Estou sempre ajudando, dando palestras e orientações sobre desenvolvimento infantil e da linguagem, tudo para dar um suporte. Hoje, a gente fala muito sobre a importância do desenvolvimento das crianças. Procuramos ser sempre fonte e rede, que é o objetivo da Colmeia e agora com o Instituto”, comentou.