O Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) do Estado do Rio de Janeiro, Leonardo Rodrigues, esteve reunido na capital carioca com representantes do Parque Tecnológico no dia 01 de outubro de 2019.
A Companhia de Desenvolvimento de Maricá – Codemar esteve numa reunião de apresentação do Projeto do Parque Tecnológico de Maricá com o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Leonardo Rodrigues, na primeira terça-feira de outubro. Estiveram presentes o Superintendente do Parque Tecnológico, Tiago de Paula e o Presidente da Codemar, José Orlando Dias.
A implantação do Parque possibilitará uma concentração de empresas de base tecnológica, incubadoras de negócios, centros e laboratórios de pesquisa, criando um ambiente favorável à inovação científica e tecnológica, vinculada ao surgimento de novos negócios. E é com este objetivo que a SECTI, juntamente com suas vinculadas (Uerj, Uenf, Faetec, Cecierj e Startup Rio), estudam uma parceria visando atrair investimentos e geração de empregos e renda para a região e para o Estado do Rio de Janeiro como um todo.
O Presidente da Codemar, José Orlando Dias, pontuou todo o processo exercido para a construção do parque ao Secretário: “é desta forma que vamos mudar o sentido da economia no município, no estado e no país. Vamos elaborar o projeto da sede e depois de seis meses começaremos com a construção do espaço do Parque. As liberações dos ambientes estão sendo seladas com os laboratórios, com os espaços para as empresas se instalarem, as questões dos projetos de urbanismo e todo o modelo de gestão do parque”, explicou.
O Parque Tecnológico é uma concentração geográfica de empresas de base tecnológica, instituições de ensino e pesquisa, incubadoras de negócios, centros e laboratórios de pesquisa que criam um ambiente favorável à inovação científica e tecnológica e ao surgimento de novos negócios
O modelo do Parque Tecnológico a ser instalado no município de Maricá tem parceria com universidades públicas e privadas, instituições de pesquisa, grandes e pequenas empresas, órgãos de fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação, Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) e IASP (Associação Internacional de Parques Científicos e Ambientes de Inovação) e parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), referência em transferência de tecnologia para o setor produtivo e com forte atuação na área de petróleo e gás, que será um dos principais setores de atuação do novo parque.
Vale lembrar que, há um ano, a Codemar, junto à Prefeitura, assinou um protocolo de intenções com o Parque Tecnológico de São José dos Campos, que precedeu a assinatura do contrato para cooperação na implantação do ambiente de inovação.
Por Roberval Silva.