Com gastronomia regional e apresentações de artistas de Maricá, evento em Itaocaia Valley entra na agenda de atrações fixas do município

O domingo (26/03) foi de sol quente com muitas opções para aproveitar o dia em Itaipuaçu com a primeira edição do “Curta Itaocaia”. A programação, no Itaocaia Valley, contou com boa música e gastronomia, além de feiras com produtos artesanais e artigos para presentes em diversos estabelecimentos. A iniciativa é uma realização das secretarias de Promoção e Projetos Especiais, Turismo e da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá).

“O projeto foi pensado para que a gente pudesse, junto com a Codemar, Prefeitura e também com os empreendedores locais, desenvolver o turismo rural dessa região. Essa é uma região muito bonita, que já tem o produto pronto, mas que a gente precisava formatar, organizar, apresentar e convidar a população que viesse pra cá. Esse evento é como o ‘Espraiado de Portas Abertas’ dentro de uma outra perspectiva”, explicou o secretário de Promoção e Projetos Especiais, José Alexandre Almeida.

O evento, que faz parte do projeto “Vem Viver Itaocaia Valley”, vai acontecer a cada dois meses, com data alternada ao “Espraiado de Portas Abertas”. O “Curta Itaocaia” tem o objetivo de mostrar os atrativos do bairro para a comunidade local e para os turistas, estimulando a geração de fluxo e de oportunidades aos moradores e empreendedores locais.

O Rancho do Peixe fez parte da programação e recebeu muitos visitantes, que puderam aproveitar boa gastronomia e música ao vivo. A proprietária do estabelecimento, Clicia da Silva, aprovou o evento. “Uma iniciativa maravilhosa vai ajudar as pessoas a conhecerem a nossa Itaocaia, que ainda é tão pouquinho conhecida. Estamos com a casa lotada, todo mundo compareceu e a gente está com expectativa maravilhosa. O ‘Curta Itaocaia vai bombar’ “, comentou a empresária.

A fotógrafa Katharine Segges aproveitou para comemorar o aniversário ao lado da família curtindo as atrações da Fazenda Itaocaia, que, além de comida boa, contou com música ao vivo e exposição cultural sobre a região.

“Vim curtir com a minha família aqui em Itaocaia, esse primeiro
circuito que está acontecendo e sendo muito maravilhoso. A programação está excelente e com muitas coisas boas. Aproveitei a feirinha, estamos curtindo o showzinho e conferi a exposição dentro da casa principal da Fazenda”, pontuou.

Exposição na Fazenda Itaocaia

Na Fazenda Itaocaia também houve a exposição permanente “Caminhos de Darwin”, com visitação às dependências da casa. A arquiteta urbanista e pesquisadora de patrimônio cultural da Secretaria de Educação, Renata Aymoré Gama, curadora da exposição com o biólogo Marcus Lacerda, explicou que a exposição é fixa e vai continuar.

“A exposição foi inaugurada na Expo Valley, em julho do ano passado. É interessante porque a gente reuniu todo o material que eu já tinha através de pesquisas na fazenda desde 2004 e, em 2013, conseguimos tombá-la pelo município de Maricá. Todas as fotos que temos aqui da fauna são de animais registrados em Maricá. Foi muito interessante a interação com as pessoas da região porque muitas delas, depois que
a gente inaugurou, trouxeram itens para expor aqui também, como água vulcânica, conchas e busto de Darwin”, detalhou a arquiteta Renata Gama.

 

Atrações musicais

Foram 11 estabelecimentos participantes: Fazenda Itaocaia, Conchita Bijoux, Império Costelaria, Rancho do Peixe, Pé de Serra, Restaurante Rancho do Wallace, Nosso Sítio Bistrô Bar, Casa Darwin – Guest House, Pomar da Gratidão, Atelier Vó Natureza e Rancho do Rei.

O público do “Curta Itaocaia” pôde
aproveitar shows de artistas locais: Rafael Lira, Thiago Dantas, Marcos Santos, Aline Ribeiro e Ednay Mesquita, Luiz Fernando Estrela, Léo Brunno Barros, Duda Lima e Grupo Arruda.