A Codemar está operando a segunda fase de ampliação do Aeroporto de Maricá, com a construção de mais dois hangares.
O Aeroporto de Maricá, localizado no bairro de Araçatiba, está recebendo dois novos hangares com 1221 metros quadrados cada. A entrega está prevista para o segundo semestre de 2019.
Desde o dia 13 de março de 2019, equipes especializadas têm executado o projeto de construção dos hangares. A obra faz parte da segunda etapa do projeto Aeroporto Inteligente. Nela consta toda uma estrutura preparada para receber equipamentos de grande porte, como a ponte rolante suportando até 1,5 tonelada, que possibilita a realização de manutenção das aeronaves dentro desses equipamentos.
A construção dos hangares atende a todas as necessidades de sustentabilidade e normas internacionais de aviação civil. Eles irão dispor de cobertura para receber células fotovoltaicas, ventilação natural e criação de sistema de reservatório de reuso destinado à lavagem de aeronaves. Os novos espaços permitirão alocar aeronaves modelo S-92, AW-139, AW-189, H-175 e aviões de médio e pequeno porte, como jatos executivos.
No aeroporto foram realizados serviços de infraestrutura e ampliação, como a revitalização do primeiro hangar, iluminação, asfaltamento, implantação de estacionamento, execução de cercamento, nova rede elétrica, forte sistema de segurança, abastecimento de água potável, passeios com acessibilidade seguindo a NBR 9050, melhoramento da pista, criação de taxiway, pátio revitalizado, depósito de lixo e outros. O objetivo principal desta ampliação é trazer para a região um aeroporto de porte para atividades offshore.
Além da a construção de dois novos hangares, esta segunda fase compreende a ampliação do pátio, balizamento noturno; serviços de telecomunicações e de tráfego aéreo (EPTA) e serviço de prevenção, salvamento e combate a Incêndios em aeródromos civis (SESCINC). Já a terceira fase prevê uma ampliação do aeroporto para uma operação maior de carga, duplicação da pista, com um potencial para comportar aeronaves e terminais de carga, construção de um lounge e hotel.
O aeroporto é administrado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá – Codemar, na Presidência de José Orlando Dias. O equipamento, tido como base para operações offshore no Leste Fluminense, conta com uma pista útil de 1.200 metros e tem capacidade para receber 2.000 passageiros por dia, sendo regulamentado pelas normas pertinentes para a operação offshore, além de oferecer inspeção de passageiros seguindo os padrões de Segurança da Aviação Civil contra atos de interferência ilícita.
Conta ainda com o Terminal de Passageiros – TPS, que tem salas vip, revista e duas de briefing, posto médico, áreas separadas para embarque e desembarque, check-in e espaço para um café. Possui um circuito interno de monitoramento por vídeo (CFTV) em toda área do terminal, além de câmeras externas e oito vagas de estacionamento de aeronaves no pátio.
O Estado do Rio de Janeiro dispõe do Aeroporto de Maricá que se encontra num local estratégico, pois está localizado a 60km da capital, a 40km do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro-Comperj e apenas 200km, em linha reta, dos campos do pré-sal da Bacia de Santos. Trata-se da menor distância entre o continente e as plataformas dos Campos de Lula e Libra, o que torna o terminal estratégico para as operações de logística e atividade offshore, qualificando-o como porta de entrada para o desenvolvimento regional.
A Codemar faz a roda da economia girar, com um equipamento preparado para atender ao modelo offshore, além de ter um contrato de serviços assinado com a Petrobras e com a iminente consolidação da vinda da Leonardo para dentro do aeroporto.
Mais informações pelo telefone (21) 3995-3090 ou pelo e-mail comercial@codemar-sa.com.br.
Por Roberval Silva.