Primeira noite do festival Pedacinho do Céu reuniu músicos em mais de quatro horas de shows, com apresentações de Chorinho, Rose Lima e Banda Tócaz

A noite da sexta-feira (23/09) foi de Jazz e Blues, no Deck Pôr do Sol da Orla de Araçatiba, em Maricá. A primeira noite do festival Pedacinho do Céu, realizado pela Prefeitura de Maricá, Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá) e secretarias de Turismo e Promoção e Projetos Especiais, que ocupará o local durante todo o fim de semana, reuniu músicos e esquentou o público, apesar do frio, com programação de mais de quatro horas de shows. As apresentações de Chorinho, do grupo Pedacinho do Céu, da cantora Rose Lima e da Banda Tócaz fizeram a alegria dos amantes dos gêneros.

O festival estreou em maio deste ano e tem como principal características os shows que acontecem sempre em um palco flutuante montado na Lagoa de Araçatiba, de frente para o deck, o que faz com que toda a paisagem seja um cenário natural para as apresentações dos músicos. A cantora Rose Lima comemorou a experiência de se apresentar para o público sob o espelho d’água.

“Tocar nesse palco flutuante traz uma sensação incrível, muita liberdade. Ver em volta a água faz parecer que ela faz parte da sua plateia também, porque estão visivelmente em continuação: água e público. A experiência é fantástica! Sou professora de carreira e comecei a fazer música na pandemia. Sempre cantei. A música sempre me acompanhou, mas a oportunidade (de cantar profissionalmente) foi a cidade quem me deu. Maricá é a cidade do meu coração. Eu moro aqui em Araçatiba e isso aqui é um presente pra mim. Tocar aqui não tem preço”, considera Lima.

Festival faz parte do Plano Municipal de Desenvolvimento

O Pedacinho do Céu faz parte de uma série de projetos inseridos no Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico Sustentável – Maricá 2030. O nome do festival é uma homenagem a música homônima de Waldyr Azevedo, e foi inspirado em um evento famoso que saúda o pôr do sol da Praia de Jacaré, em João Pessoa, na Paraíba. A edição deste fim de semana, que vai até domingo, é a última do ano. O presidente da Codemar, Olavo Noleto, diz que o festival é um indutor do planejamento para o turismo em Maricá.

“Esse é um projeto turístico e cultural que apresenta a cidade, seus encantos, a beleza, a natureza, o pôr do sol, que apresenta o melhor da nossa arte, da nossa gastronomia, para as pessoas da cidade de Maricá e para os turistas. Aqui, a gente junta tudo, à beira da lagoa, o pôr do sol lindo e uma música de altíssima qualidade. Nessa edição, estamos trazendo jazz, blues, o chorinho, que é a marca do Pedacinho do Céu, junto com dança e teatro. Aos poucos, a cada edição, nós estamos incrementando mais, para construir uma proposta de um projeto para a nova economia de Maricá. O eixo da economia do turismo cultural, junto com as casas museus Darcy Ribeiro, da Maysa, da Bety Carvalho, o Cine Henfil e esses eventos de alta qualidade realizados para atrair turistas, gera recurso pra cidade, emprego, renda e apresenta Maricá para o país e para o mundo. O Pedacinho do Céu vem para reivindicar o lugar de Maricá no turismo do Rio de Janeiro e do Brasil”, considera Noleto.

A programação do festival Pedacinho do Céu segue nesse sábado com Performance Teatral Viva Darcy (16h), Apresentação de Chorinho com Banda Pedacinho do Céu (17h), Grupo Acorda Bamba (19h) e o pianista Marvio Ciribelli (21h). No domingo, se apresentam Cia. de Artes Lídia Maria (15h), Chorinho com banda Pedacinho do Céu (17h), Ângelo Nani (18h30) e Café Bourbon (20h).