O 13º Encontro dos Órgãos de Controle Interno dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro – EOCIM foi realizado na sexta-feira, 10 de maio, no Cinema Henfil, no Centro.
Municípios do estado do Rio de Janeiro compareceram ao evento sediado, neste ano, na cidade de Maricá. O encontro tratou da melhoria das atividades desenvolvidas pelos Controladores Municipais por meio de palestras com o foco na importância do Controle Interno e experiências práticas.
A Companhia de Desenvolvimento de Maricá – CODEMAR S.A. participou da décima terceira edição do EOCIM, sendo representada pela Diretora de Controle Interno, Vanessa Barros, que participou do evento com o objetivo de buscar mais conhecimentos de atividades pertinentes ao serviço de auditoria, por meio de troca de experiências com os profissionais presentes.
“Fui convidada pelo controlador geral do município, Joab Santana, para participar deste encontro que acontece anualmente. Nele foram abordados temas acerca de governança, palestras de representantes de outros municípios, novas técnicas de controle, aplicativos e técnicas de gestão. Um espaço no qual transmitimos experiências técnicas de cada município, uma troca de conhecimento que acho válida”, destacou.
O objetivo do evento foi promover espaço sistemático para discussão de temas que possam contribuir na melhoria dos trabalhos de controle, para a realização de parcerias com organizações afeitas ao Controle Municipal e para intercâmbio de experiências.
A solenidade teve início com a mesa de abertura composta pelo Controlador-Geral do Município de Maricá, Joab Santana, da Controladora-Geral do Município do Rio de Janeiro e do Prefeito Fabiano Horta. O Prefeito destacou que atividades como as que os procuradores municipais fazem, fortalecem o sistema democrático, dando ênfase ao primeiro tema apresentado, que foi “O papel dos órgãos de controle para a garantia da democracia”.
Durante todo o dia foram discutidos temas com foco na eficácia da democracia emitida pelos agentes do judiciário e também do executivo, além da abertura de um debate no qual todos os presentes puderam usar do tempo para tirar dúvidas ou explanar informações para melhoria de seus trabalhos.
A décima terceira edição contou com uma plateia de titulares e representantes dos Órgãos de Controle Internos dos Municípios e integrantes do Estado do Rio de Janeiro.
Por Roberval Silva