Maricá sediou o Seminário na Fazenda Pública Joaquin Piñero.

O Seminário, ministrado de forma híbrida, aconteceu pela primeira vez em solo maricaense com  o foco em discutir políticas públicas inovadoras, desafios para a recuperação do setor, potencialidades, perspectivas e experiências exitosas de turismo Rural e de Aventura.

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, disse que é importante fomentar a vocação que a cidade de Maricá tem no ramo turístico, com destaque para o turismo rural: “a gente está vivendo um momento de expectativa de superação da pandemia e isso gera nas cidades a perspectiva de pensar o futuro. Maricá tem um vocação natural para o turismo, no primeiro momento você identifica o turismo litorâneo, mas a cidade também agrega outro valor que é o turismo da sua área rural, como por exemplo:Silvado, Espraiado, Itaocaia, Caju, Caxito, belas áreas que você tem uma manutenção da ruralidade. Esse seminário objetiva trocar experiências com mais de cinquenta cidades presentes”, disse o Prefeito Fabiano Horta.

O Presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Philipe Campelo, disse que o instituto apoia ações para o desenvolvimento de atividades em parceria com o turismo e agricultura de maneira sustentável:  “o nosso Secretário,  Tiago Pompolha, quis abrir a porta do Inea justamente para acabar com essa dicotomia de que conservação ambiental é diferente de produção agropecuária e de turismo. Hoje,  fazemos parceira com a Secretaria Turismo e Secretaria de Cultura para estimular as pessoas a irem em nossos parques, temos, por exemplo, o PSA (Pagamento serviços ambientas) ao agricultor que produz de maneira consciente que preserve os mananciais, a gente consegue dispor de um recurso para que ele use menos agrotóxico, porque a gente sabe que a sociedade clama por ações assim”, disse Philie Campelo.

O Presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá-Codemar, Olavo Noleto, destacou que Maricá se prepara ser uma referência no ramo de turismo rural: “O município de Maricá se prepara cada dia mais, se organiza, nós temos potencialidades, temos uma natureza maravilhosa, lugares maravilhosos, mas tudo requer planejamento, organização, estrutura, preparação de melhoria dos serviços, infraestrutura hoteleira, um conjunto de organizações de planejamentos que vão fazer de maricá uma referência uma cidade que estará cada dia mais pronta para receber as pessoas”, disse Olavo Noleto.

Com a presença de técnicos, operadores, gestores públicos e autoridades do setor de turismo rural e de aventura, o evento, sediado na Fazenda Pública Joaquin Piñero, potencializou temas e estratégias de comunicação no pós-pandemia. Uma realização da Prefeitura de Maricá e da Codemar com promoção da Federação de Convention &Visitor Bureau e apoio da Setur/RJ, TurisRio, Condetur Costa do Sol, Cieth, ACTA e Maricá C&VB.

 

 

Por Roberval Silva.