Maricá, desde 2008, tem passado por mudanças estruturais.

Entre 2008 e 2018, apresentou um crescimento de 127% do emprego formal, contra um crescimento, no Estado do Rio de Janeiro-ERJ, na Região Sudeste e no Brasil, de, respectivamente, 8,2%; 12,4%; e 18,2% (dados do Ministério da Economia).

No que diz respeito ao número de estabelecimentos, o crescimento em Maricá foi de 39,6%, contra um crescimento no ERJ, no Sudeste e no Brasil de, respectivamente, 14,9%; 18,4%; e 25,3%.

O número de estabelecimentos no setor da construção civil, entre 2008 e 2018, mais que dobrou, com um crescimento de 118,2%. Este crescimento se deve principalmente às obras de infraestrutura que a Prefeitura de Maricá tem realizado.

Obras de infraestrutura são fundamentais, seja para a melhoria da qualidade de vida, seja para uma política de atração de empresas para o Município.

No ano de 2019, Maricá também apresentou destacado crescimento do emprego com carteira assinada. Um crescimento de dois dígitos, de 12,2%, contra um crescimento, no ERJ, Sudeste e Brasil, de, respectivamente, 0,5%; 1,6%; e 1,7%.

A partir de março de 2020, a Prefeitura e a população de Maricá passaram a se defrontar com o desafio global do Coronavírus.

Do ponto de vista sanitário, a Prefeitura do Município, corretamente, tem tomado medidas consistentes de isolamento social.

Do ponto de vista econômico, visando a impedir retrocessos em relação aos avanços conquistados, a Prefeitura de Maricá organizou um conjunto de iniciativas. Por exemplo, a disponibilização de uma linha de crédito para empresários da cidade, totalizando R$ 20 milhões, com taxa de juros zero e início do pagamento apenas em janeiro de 2021.

Para os trabalhadores informais e autônomos, será pago um salário mínimo por três meses. A Prefeitura calcula que serão contemplados cerca de seis mil trabalhadores.

Além disso, utilizando o Programa de Renda Básica Mumbuca, já implantado no município há alguns anos, a Prefeitura de Maricá ampliou o valor mensal destinado aos 42 mil beneficiários do Programa, de 130 para 300 mumbucas, pelos próximos três meses.

Ou seja, políticas que visam a conciliar o isolamento social com a preservação da renda que circula no município e a manutenção dos avanços econômicos ocorridos desde 2008.