De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), na cidade de Maricá tem crescido o número de empregos com carteira assinada.
O Brasil vive grave crise econômica. Neste cenário, enquanto no total do país, entre janeiro de 2015 e junho de 2019, foram perdidos 5,8% dos empregos com carteira assinada e no Estado do Rio de Janeiro ocorreu uma grave queda de 15,3%, Maricá apresentou um expressivo crescimento do emprego com carteira assinada, de 15,2%.
Nesse ritmo, no mês de junho de 2019, Maricá foi o 4º município do Estado do Rio de Janeiro que mais gerou empregos com carteira assinada, com 315 novas vagas. Na mesma direção, nos últimos 12 meses, de julho de 2018 a junho de 2019, somente os municípios de Volta Redonda, São João da Barra, Itaboraí e Maricá geraram mais de 1000 novos postos de trabalho com carteira assinada. Nesse período de 12 meses, Maricá criou 1.287 novos empregos. Destes, 744 ocorreram no setor serviços.
A tendência é este resultado se acelerar, não só por todas as obras de infraestrutura que ocorrem no município, como também pela consolidação do Aeroporto de Maricá como a principal base de apoio à extração de petróleo no pré-sal.
Por último, mas também fundamental para a qualidade de vida no município, o aumento do movimento no comércio local e a geração de novos postos de trabalho é a forte ampliação feita pela Prefeitura do programa de renda mínima, chamado Mumbuca. Recentemente, o número de beneficiários é de 14 mil pessoas e tem expectativa de crescimento para mais de 50 mil. Ou seja, em torno de 1/3 dos moradores de Maricá.