O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) publicou os dados da produção industrial física brasileira para o mês de março de 2020.
Nesse mês, os resultados da indústria brasileira foram ruins, o que infelizmente está coerente com a trajetória econômica do país desde 2015.
O total da indústria apresentou uma queda de 3,8%. Na indústria extrativa, a queda foi de 0,4%. Na indústria de transformação – que inclui o total da indústria menos a extração mineral –, a queda na produção foi de 4,2%.
No estado do Rio de Janeiro o resultado foi positivo, com o crescimento do total da indústria, da extrativa mineral e da indústria de transformação, no mês de março de 2020, comparando com março de 2019, de respectivamente 9,4%; 21,9%; e 2,8%.
A indústria extrativa mineral teve, no estado do Rio de Janeiro, um expressivo crescimento tendo em vista os excelentes resultados que a extração de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos tem apresentado. Além disso, a indústria de transformação apresentou resultado positivo principalmente pelo fato da indústria naval fluminense ter retomado o seu crescimento e apresentado, no mês de março de 2020, um aumento de produção física de 147,9%.
Se examinarmos a evolução da indústria no primeiro trimestre de 2020, vemos também um resultado bem melhor no estado do Rio de Janeiro. Enquanto no país o total da produção industrial, da extrativa mineral e da indústria de transformação apresentaram quedas, respectivamente, de 1,7%; 5,8%; e 1,1%, no estado do Rio de Janeiro ocorreram crescimentos de, respectivamente, 9,8%; 25,5%; e 1,8%.
No setor naval, no primeiro trimestre de 2020, o crescimento da produção industrial no estado do Rio de Janeiro foi de expressivos 74,2%.
Essa retomada da indústria naval tem ligação direta com as demandas geradas pelo pré-sal.
Nesse sentido, a estratégia econômica da Prefeitura de Maricá baseada na organização de um aeroporto para servir principalmente como base aérea da extração de petróleo no pré-sal está totalmente correta.
Além disso, a perspectiva de inauguração de um porto com águas profundas em Maricá traz também fortes oportunidades para a economia do município, pela possibilidade de servir como âncora marítima da extração de petróleo no pré-sal.