Uma análise dos índices de empregabilidade da cidade de Maricá-RJ.

O país e principalmente o estado e a cidade do Rio de Janeiro vivem uma grave crise política, econômica e de emprego, desde janeiro de 2015.

Nesse período, de acordo com dados do Ministério da Economia, o país perdeu 2.239.429 empregos com carteira assinada. O estado e a cidade do Rio perderam, respectivamente, 578.071 e 352.353 empregos com carteira assinada.

Em termos percentuais, a queda de empregos no país foi de 5,7%. No estado do Rio de Janeiro foi de 15,3% e na cidade do Rio de 16,5%. Ou seja, no estado e na cidade do Rio a perda de empregos com carteira assinada foi em torno de três vezes maior do que no total do Brasil.

Na contramão da realidade nacional e principalmente do estado do Rio, em Maricá ocorreu um expressivo crescimento do emprego com carteira assinada, de 17%, tendo sido gerados 2.125 novas vagas de trabalho.

No mês de julho de 2019, Maricá voltou a gerar novas 228 vagas de trabalho, o maior número gerado no município para os meses de julho desde 2004 (maior série disponível no site do Ministério da Economia).

A tendência é esse número se amplificar, seja pela aceleração das obras de infraestrutura no município, seja por iniciativas como a consolidação do aeroporto de Maricá.