Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Diretoria de Indústria e Energia da Codemar estarão no 2nd Hydrogen Congress for Latin America & the Caribbean, dias 4 e 5/10

O projeto Vermelhinho Sustentável, que consiste na adoção do uso de fontes de energia limpa para substituição do combustível fóssil em toda a frota de ônibus Tarifa Zero do município de Maricá, foi selecionado para o Congresso de Hidrogênio para a América Latina e Caribe (H2LAC). O encontro acontece nesta terça e quarta-feira (4 e 5/10) em Cartagena, na Colômbia. O projeto será apresentado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria, Petróleo e Portos e pela Diretoria de Indústria e Energia da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e também concorre ao H2LAC Industry Awards, premiação que será entregue durante o evento, na categoria ‘Melhor Iniciativa Governamental’.

Maricá foi pioneira no Brasil em instituir a Lei de Política Pública Municipal em Hidrogênio. A iniciativa é a primeira do país em utilizar tecnologia nacional, desenvolvida por instituição pública de ensino e pesquisa, para descarbonização da frota de transporte coletivo municipal através da utilização do hidrogênio verde. O planejamento prevê a ampliação do projeto para outros municípios, que já demonstraram interesse nos veículos desenvolvidos pela parceria entre a Prefeitura de Maricá e o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). A cidade será piloto nos testes do veículo desenvolvido pelo COPPE/UFRJ e parceira na patente tecnológica.

Melhor Iniciativa Governamental

Com base nesta experiência, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria, Petróleo e Portos, com apoio da Diretoria de Indústria e Energia da Codemar, submeteu o projeto “Vermelhinho Sustentável” ao Concurso H2LAC Industry Awards, na categoria ‘Melhor Iniciativa Governamental’. O prêmio enaltece políticas governamentais que promovem investimentos na economia do hidrogênio em nível estadual, nacional ou regional, com o objetivo de valorizar iniciativas excepcionais na América Latina e no Caribe. O Congresso é o maior encontro da indústria emergente do setor na América Latina e no Caribe.

O diretor de Indústria e Energia da Codemar, Pedro Mota Di Filippo, diz que a iniciativa de substituir a frota dos Vermelhinhos para um modelo movido a energia limpa também estimula a pesquisa científica em hidrogênio e outras fontes renováveis. Foram investidos R$11,5 milhões no financiamento da parte final da pesquisa e desenvolvimento do primeiro ônibus nacional movido à eletricidade e hidrogênio, realizada pelo COPPE/UFRJ.

“Maricá, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, fez uma encomenda tecnológica para a concepção de um modelo de ônibus movido a gás, eletricidade e a hidrogênio. Essa encomenda está na maturidade. A Diretoria de Indústria e Energia da Codemar entra agora com o apoio para, juntos, fazermos essa virada de fase no projeto, que é começar a pensar na fabricação destes ônibus em Maricá, para depois eles substituírem os Vermelhinhos. Até 2038, Maricá vai descarbonizar toda a frota de ônibus da cidade”, projeta Di Filippo.

Cidade vive presente, mas age pensando o futuro

Além de favorecer o meio ambiente, a iniciativa vai gerar recursos financeiros para Maricá com royalties e futuras vendas. O projeto envolve quatro estruturas da Prefeitura em seu desenvolvimento: Secretaria de Desenvolvimento Econômico; Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM); Empresa Pública de Transportes (EPT) e Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).

O diretor-presidente da ICTIM, Celso Pansera, destacou um fator importante na forma de contratação para o desenvolvimento da tecnologia. “Estamos usando uma legislação que não é hábito dos municípios utilizarem que é Lei de Inovação e o Código Nacional de Ciência e Tecnologia para fazer compras públicas e inovar essa compra. Não é só comprar, é criar produtos, sistemas, inovação para trazer desenvolvimento”, declarou.

Vermelhinho Sustentável

Todos os veículos serão elétricos e, uma parte deles, poderá também usar hidrogênio e etanol como combustível – motivo pelo qual são considerados híbridos. Após período de testes, que deve durar 24 meses, Maricá vai escolher o modelo de ônibus a ser adotado no processo de descarbonização da frota municipal: se apenas elétrico ou híbrido, ou com ambos em circulação.

“A partir daí, entramos na fase da industrialização, que é quando começaremos a montar os ônibus e substituir a nossa frota dos ônibus Vermelhinhos. A meta junto da Empresa Pública de Transportes (EPT) é que tenhamos, até 2038, 100% da nossa frota limpa, utilizando os ônibus desenvolvidos pela UFRJ e produzidos por nós aqui mesmo em Maricá gerando emprego e renda”, enfatizou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Sardinha.