Programação do evento dedicado a bebida teve workshops, degustação e shows
O Festival Vinhos & Sabores, reuniu empresários da gastronomia e amantes da bebida milenar neste final de semana (15 e 16/10), na Fazenda Pública Joaquim Piñero. Além da programação, que contou com degustação e workshops onde foram reveladas curiosidades sobre vinhos, palestras com informações técnicas e desmistificação da enologia foram realizadas durante o evento. O conteúdo teve o objetivo de aperfeiçoar a apresentação da bebida para clientes em comércios da cidade. O festival reuniu cerca de 200 empresários inscritos previamente. O evento foi realizado pela Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Turismo e Promoção e Projetos Especiais e da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá).
O presidente da Codemar, Olavo Noleto, explicou que o festival foi importante em duas frentes: turística e na capacitação do comércio local. ”Esse eixo econômico com o turismo ganha reforço e nós estamos trabalhando ardorosamente, com muita paixão e carinho. Ao longo do ano serão várias atividades, produtos turísticos e atividades que venham fortalecer, qualificar o serviço para atender o turista. Maricá está no caminho certo e com muito carinho a Codemar faz parte disso”, destacou Noleto.
O secretário de Promoção e Projetos Especiais, José Alexandre Almeida, quer que a cidade de Maricá supere continuamente o alcance de suas capacidades turística. “Dentro dessa proposta de quatro estações bem definidas do ano, queremos fazer com que o empreendedor daqui também agregue mais valor ao seu produto, ao seu negócio, valorizando inclusive mais os seus pratos. Porque quando alguém aprende quando o vinho é bem apresentado, ele valoriza o prato e essa é a proposta. Esse festival nos ajuda a organizar melhor o nosso trabalho no Plano Maricá 2030 junto com os empreendedores locais”, reforça Almeida.
O público pôde apreciar a gastronomia local e shows dos artistas Thiago Dantas e Rose Lima. A engenheira civil, Suellen Dias, aproveitou a programação durante os dois dias ao lado da família. “Eu estou achando o festival maravilhoso e acho um diferencial na nossa cidade. O evento é realizado num lugar maravilhoso, super atrativo. Eu adoro vinho e comecei a gostar há um tempo atrás com meu sogro. Vim prestigiar o festival que está uma coisa linda, a organização está maravilhosa”, elogiou Dias.
Capacitar para fidelizar
A consultora, sommelier e especialista em estudos profissionais do mundo do vinho, Luise Costa, ministrou os workshops com os temas “Um giro no cenário atual do mercado de vinhos” e “O mercado de vinhos no Brasil e o perfil do consumidor brasileiro”. Ela explicou sobre o potencial no crescimento do consumo de vinhos no país e na cidade de Maricá.
“É ampliando o conhecimento em eventos como esse que as pessoas passam a conhecer, se sentirem à vontade, verem que o vinho não é uma coisa complicada, difícil ou inacessível. Sabendo passar isso pros seus clientes, o empreendedor vai saber harmonizar melhor as comidas que ele serve no restaurante e vai fidelizar o cliente. Hoje, a gente vive uma sociedade muito líquida, os relacionamentos são muito frágeis e difícil é você vender a segunda garrafa para o mesmo cliente, com tanta concorrência”, ressaltou Costa.
Um dos expositores no evento foi a Casa Moaa, que desde 2014 tem história por ser a primeira vinheria na cidade, segundo seu sócio-proprietário Rogério Felício, consultor e vice-presidente da Associação Brasileira de Sommeliers – Seção Rio de Janeiro. “Ficamos agradecidos quando a prefeitura nos convidou para também estar fomentando essa cultura do vinho em Maricá. A Casa Moaa trabalha com reserva recebendo grupos de oito a 12 pessoas e o nosso maior público é do Rio de Janeiro. A gente está convertendo isso a partir desse evento que a prefeitura de Maricá está promovendo”, contou Felício.