Visitantes puderam conhecer diferentes formas de plantio dos orgânicos

Uma visita guiada à Unidade de Produção Agroecológica foi implementada ao roteiro do tradicional Espraiado de Portas Abertas, na edição do último final de semana (6 e 7/08). O evento, que conta com o apoio da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), recebeu muitos visitantes em todo seu roteiro turístico, desde a Fazenda Pública Joaquín Piñeiro aos sítios, pousadas, igrejas e comércio.

A bióloga Andrea Maas, coordenadora do Termo de Colaboração SECAP / Cooperar, explicou que a novidade foi incluída no roteiro a pedidos dos visitantes que passavam em frente da Unidade e sentiam curiosidade. A visita guiada acontece dentro de um espaço pedagógico, onde as pessoas podem conhecer diferentes formas de plantio agroecológico, desde a produção da muda até as diferentes formas de canteiros.

“A gente pensou na pessoa inicialmente conhecer a estufa, passando pelo formato de canteiro da mandala, depois a forma de produção de canteiros retos e também a produção de glebas, que são anuais. Ainda mostramos para os visitantes como fazemos o trabalho de recuperação da área de preservação permanente do rio. E os visitantes hoje estão podendo levar uma alface orgânica e mudas e sementes que a gente sempre tem”, explicou a bióloga atuante na Cooperar.

Fazenda Pública de portas abertas

O coordenador das atividades da Fazenda Pública Joaquín Piñeiro, Elson Ribeiro, que está na organização do Espraiado de Portas Abertas, por meio da Secretaria de Turismo, explicou que o evento é uma organização de sitiantes, comerciantes e moradores que abrem suas portas para receber visitantes e turistas. Durante o período, realizam reuniões para estabelecer uma programação para cada um.

“É uma programação que acontece há mais de 10 anos, foi criada pelos sitiantes do local. Hoje, na atual edição, nós temos 35 estabelecimentos participantes. Até a edição de junho a gente trabalhava com apenas um dia de atividades, sempre no início do mês a cada dois meses. A intenção é fazer com que a parte hoteleira do espraiado e região tenha a hospedagem sendo utilizada e ampliada”, ressaltou.

Sucesso entre os expositores

Os visitantes puderam aproveitar muita música de artistas locais, como Bruna Mandz, Raquel Fonseca e Dida Show, no palco da fazenda. A programação contou também com artesanato da Feira da Agricultura Familiar e da Feirarte, com crochê, patchwork, trabalhos em feltros e quadros. O casal Paula Rodrigues e Ismael Fernandes participaram como expositores e agradeceram o espaço para os artistas da cidade.

“A prefeitura tem enxergado de uma forma especial a arte e isso traz à tona o sentimento de reciclar e ressignificar as coisas, e tem aberto as portas para o artista da cidade expor seu trabalho de uma forma tão espetacular como essa no Espraiado de Portas Abertas”, comentou a advogada e artista Paula Rodrigues.

Passeando com a família e amigos pelo roteiro do Espraiado, o paisagista Andrei Bentes, comentou que frequentava o local na adolescência, há pelo menos 15 anos, e retorna reparando na mudança na estrutura e organização dos espaços, além de elogiar a programação. “Eu trouxe a minha namorada e o filho dela para conhecer o local, eles são da cidade, não tinham esse contato com a agricultura. Esse intercâmbio de experiências foi muito divertido porque eles não conheciam e puderam ver como é produzido”, comentou.