O Brasil vive desde 2015 uma grave crise socioeconômica, tendo perdido, entre janeiro de 2015 e maio de 2019, um montante de 2.353.214 empregos com carteira assinada, o que significou uma queda percentual de empregos de 5,9% (dados do Ministério da Economia/Caged).

No Estado do Rio de Janeiro essa crise é ainda mais grave. O estado apresentou, no mesmo período, uma perda percentual de empregos de 15,4%, quase três vezes maior do que a perda ocorrida no país.

O município de Maricá, por sua vez, tem caminhado no sentido inverso. Entre janeiro de 2015 e maio de 2019, apresentou um aumento de empregos com carteira assinada de 12,6%, com a geração, no município, de 1.564 novos empregos com carteira assinada.

Da mesma forma, nos últimos doze meses, entre junho de 2018 e maio de 2019, enquanto em Maricá foram gerados 1.075 novos postos de trabalho com carteira assinada, no conjunto dos 92 municípios fluminenses foram gerados apenas 1.101 empregos com carteira assinada. Ou seja, como a grande maioria dos municípios fluminenses apresentou uma queda de empregos ou um crescimento mínimo, Maricá teve influência fundamental para o saldo de empregos no estado do Rio de Janeiro deixar de ser negativo nos últimos doze meses.

A Prefeitura de Maricá tem tomado uma série de iniciativas que contribuem para a geração de empregos no município, como os investimentos em infraestrutura urbana, manutenção da limpeza e zeladoria da cidade e a criação de políticas públicas como, por exemplo, a moeda Mumbuca, que aumenta a capacidade de consumo e a venda no comércio da cidade.

A estruturação da Codemar também está sendo um instrumento fundamental de ativação econômica e de geração de empregos no município. Um exemplo é a transformação do Aeroporto de Maricá em uma base para as operações no pré-sal.

A estratégia da Prefeitura de Maricá e da Codemar tem por objetivo a atração de empresas para o município. O propósito é ampliar a estrutura produtiva de Maricá, gerar mais oportunidades de emprego com carteira assinada e ampliar a base no município para arrecadação de impostos. Assim, Maricá progressivamente diminuirá a sua dependência de receitas de royalties, que são finitas.