Curso de produção de sementes atrai produtores rurais
Sementes de arroz vermelho, milho rural e crotalária foram as estrelas do curso de produção orgânica de sementes realizada neste domingo (02/03) na Fazenda Joaquim Piñero, no Espraiado, pela equipe do Inova Agroecologia, uma parceria da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), por meio da Biotec Maricá, com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Pela manhã, a aula teórica apresentou os aspectos gerais da produção, com legislação, escolha de espécie e variedade, características, resistência a pragas, condições para florescimento, fertilidade, irrigação, preparo do solo, irrigação, controle de ervas daninhas, análise do solo, compostagem orgânica, colheita e armazenamento, entre outros itens.
“Abordamos aqui todos os processos e técnicas envolvidos na produção de sementes orgânicas de qualidade, falamos sobre a legislação envolvida nessa produção e abordamos a importância da semente para a agricultura familiar e a soberania alimentar da população. As técnicas de conservação para que se produza uma semente de qualidade também foram desenvolvidas aqui”, explica o engenheiro agrônomo do Inova, Antônio Amorim, que levou amostras de testes de germinação feitas em laboratório e apresentou soluções caseiras para que sejam reproduzidas pelos agricultores.
Os produtores tiraram dúvidas e falaram sobre suas experiências no campo na produção de diversos alimentos orgânicos. Entre eles, estava o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca de Saquarema, Wellington Magalhães de Matos, que também é produtor rural.
“Eu já queria vir conhecer o projeto e hoje tive a oportunidade. Sabemos da importância de preservar as tradições culturais e principalmente a produção de alimento saudável. E a Prefeitura de Maricá e todos os envolvidos estão de parabéns por este projeto. A preservação ambiental e a comercialização direto para o consumidor correm em minhas veias. Quero levar muitos desses ensinamentos que tive hoje para minha cidade, enquanto representante dos produtores rurais de Saquarema”, conta.