Instalações em obras serviram como campo para aula prática para alunos do curso de edificações

Uma aula prática da disciplina de desenho arquitetônico do curso técnico em Edificações do Instituto Federal Fluminense (IFF), campus Maricá, foi realizada dentro das instalações da Casa Museu Darcy Ribeiro na última sexta-feira (12/05). A Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá) recebeu os alunos apresentando a obra de revitalização, além da história do antropólogo.Foto: Paulo Ávila

“Essa é uma obra que pela qual a Codemar tem um carinho enorme, é uma obra pioneira na cidade e um museu que vai ser um patrimônio para toda população. O IFF entrou em contato conosco para ver a possibilidade de abrirmos o espaço para os alunos de edificação visitarem. Como parte da matéria deles, medir e observar as instalações. Nós prontamente atendemos e ficamos até muito satisfeitos pela iniciativa vindo deles, dessa forma, podemos contribuir no aprendizado dos alunos”, explicou o engenheiro civil Felipe Noujaim, da Diretoria de Planejamento da Codemar.

Para a professora e futura gestora da Casa Museu, Rita Rosa, que integra a Diretoria de Economia Criativa e Sustentabilidade da Codemar, a visita foi importante porque já marca o início de uma contribuição com a educação da cidade.

“A casa ainda não está pronta, vai ser um espaço cultural aberto para comunidade, estudar e pesquisar. Mas antes disso a gente já está contribuindo com a formação do curso de edificações. É muito importante, porque eles vão ver na prática tudo que veem na teoria. Eu também pude contar para eles um pouquinho da história de Darcy, que tanto contribuiu com o universo da educação no Brasil”, destacou a professora Rita Rosa.

Aula prática em ação

Foto: Paulo Ávila

 

A arquiteta e professora do curso de edificações Carla Rosa explicou que a turma do terceiro ano do ensino médio técnico está aprendendo a fazer levantamentos, por isso achou interessante a visita à casa construída a partir de um projeto de Oscar Niemeyer.

“A casa Darcy Ribeiro foi projetada pelo Oscar Niemeyer e a gente descobriu que tinha também o anexo Berta. A Codemar se disponibilizou a abrir a casa pra gente fazer esse levantamento”, explicou.

Para a estudante Vitória Pires, que foi visitar o espaço com mais 27 alunos, foi uma ótima oportunidade: “A gente consegue ver a obra sendo concluída, podendo ter uma visão de tudo que a gente estuda na sala de aula, e por isso, eu penso que vai adicionar demais nos nossos conhecimentos essa questão de referencial”, ressaltou a aluna.

 

 

Darcy para Maricá

Foto: Paulo ÁvilaA professora Rita Rosa, mostrou a casa e explicou que o museu vai contar com dois espaços: a casa Darcy Ribeiro, que vai ser o museu, que vai preservar a história de Darcy; e ao lado, o anexo cultural em homenagem a primeira esposa dele, Berta Gleizer, que foi grande contribuidora dos livros dele.

“Esses dois espaços vão ser oferecidos à comunidade maricaense para preservar a memória de Darcy para trazer estudantes e turistas. Além disso, apreciar não só esse espaço lindo, que é a vista que nós temos, mas toda parte cultural que a gente tem para oferecer com esse primeiro museu, de um ciclo de três que serão inaugurados em breve”, finalizou.