A 5ª edição do festival marcou a estreia do projeto Rua e Sabor que terá circuito próprio a partir de 2023
Com cervejas artesanais, gastronomia e shows de música, o Festival Art&Bier levou mais de 15 mil pessoas ao Parque Nanci durante os quatro dias (entre 8 e 11/09) de evento. Promovido pela Prefeitura de Maricá, por meio das Secretarias de Turismo e de Promoção e Projetos Especiais e pela Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), a 5ª edição do festival marcou também a estreia do projeto Rua & Sabor.
A nova iniciativa ligada à gastronomia tem o objetivo de ampliar o trabalho dos especialistas em comida de rua da cidade, que farão parte, no futuro, de um circuito voltado ao segmento. O projeto Rua & Sabor prevê consultoria, capacitação, treinamento e orientações a empreendedores para que possam participar dos eventos que serão promovidos a partir de 2023. Durante o treinamento, são considerados parâmetros de higiene e vigilância sanitária, além de toda a programação visual que está sendo planejada para o circuito.
O presidente da Codemar, Olavo Noleto, comemorou a presença do público em grande quantidade durante a 5ª edição do Festival Art&Bier. Para ele, a qualificação da produção de comida de rua em Maricá reforça as ações da companhia voltadas ao setor gastronômico da cidade.
“A gastronomia é forte em Maricá nas suas diversas vertentes e o potencial da comida de rua, junto com as cervejas artesanais, é algo que agrega ainda mais valor à economia do setor. Com a qualificação dos profissionais, vamos elevar ainda mais o nível da gastronomia maricaense. Além de contribuir com a profissionalização de empreendedores, é um atrativo para o turismo e para os moradores que apreciam a boa comida. Todo mundo sai ganhando”, considera Noleto.
Rock and roll e espaço kids
Nesta edição, o Art & Bier contou com a participação de quatro cervejarias artesanais da cidade, mas não foram só as cervejas e a comida que fizeram sucesso com o público: shows de Arton Arraes, Jorginho Doug, Rose Lima, Guto Pinaud e das bandas Blood Mary, Dona Velha, Thunderock, Digital, Amákina e Faixa Etária fizeram a alegria dos amantes do pop e do rock. O analista de sistemas Roberto Costa disse que se surpreendeu com a programação musical.
“O evento está muito bem organizado, a infraestrutura e a segurança estão excelentes. Os preços também estão bons, de modo geral, mas foi a música que fez eu vir mais de um dia. Cerveja e rock and roll são coisas que combinam muito”, relaciona Costa.
Moradora do Parque Nanci, a professora Michele Cardoso Ferreira aproveitou o evento acompanhada da família. Com crianças no grupo, ela elogiou a estrutura do espaço kids, feito para elas se divertirem. “É uma oportunidade para conhecermos um pouquinho os tipos de cerveja e experimentar, com uma proposta bem completa que tem área gourmet e o espaço para as crianças, que dá uma tranquilidade para nós. Muito bom ver um evento como esse, pensado para todo mundo”, avalia Ferreira.