Alunos do ensino médio da cidade de Maricá – RJ, foram conhecer as instalações do Aeroporto de Maricá para entender seu funcionamento, com intuito de auxiliá-los a identificar aptidões vocacionais que possam desenvolver futuramente.

Durante todo o dia os alunos das Escolas Estaduais Professora Cacilda Silva e Elisiário Matta estiveram envolvidos nas atividades extra escolares, desenvolvendo o projeto “Caminho Cultural”. Os alunos conheceram pontos turísticos estratégicos da cidade, como o Aeroporto de Maricá, e debateram temas importantes, entre eles, o empreendedorismo.

Empreender é o fato de criar, fazer algo novo que vise um objetivo concreto, é a arte profissional inovadora. Visando isso, algumas escolas estaduais resolveram inovar, deslocando os alunos da sala de aula para apresentar as diversas atividades profissionais desenvolvidas na cidade. Com isso, visitaram vários pontos importantes, tanto culturais quanto empresariais. Uma estratégia para aprimorar o conhecimento dos alunos.

Os alunos do Cacilda foram os primeiros a visitar as instalações do Aeroporto e lá, puderam conhecer todo o procedimento de pouso e voo, profissionais envolvidos e as diversas profissões encontradas em uma operação aeroportuária.

O professor responsável pelo grupo de alunos do Professora Cacilda Silva, localizado no bairro de Itapeba, foi o Bruno Figueiredo, juntamente com a Coordenadora Cristina Magalhães. Já as responsáveis pelo Colégio Elisiário Matta foram as professoras Márcia Braga e Sandina Fernandes.

De acordo com o Professor Bruno, a disciplina responsável em trazer esses futuros profissionais foi “Projeto de Vida”: “o colégio dispõe do curso de empreendedorismo, e a gente oferece algumas disciplinas que vão além da sala de aula. Precisamos ter contato com o lugar em que a gente vive porque os alunos estão pensando a identidade deles, pois se confunde com a identidade do lugar, é uma retroalimentação. Ao mesmo tempo que eles, enquanto cidadãos, constroem um lugar, o lugar constrói a identidade deles“, explicou.

Ao chegar ao Terminal de Passageiros – TPS, o Coordenador explicou aos estudantes acerca de todo o funcionamento das operações do Aeroporto. Para os docentes, ver os alunos empenhados em entender como funcionam as atividades dentro do Aeroporto de Maricá é uma opção a mais de ensino, já que são empreendedores e podem querer investir e/ou estar trabalhando dentro ou pelo menos em atividades envolvidas no setor aeroportuário.

Por Roberval Silva