A premiação aconteceu na Escola Municipal Lucio Thome Guerra Feteira.

Em 2019, a Companhia de Desenvolvimento de Maricá – Codemar e a Secretaria de Educação de Maricá realizaram, pela primeira vez na cidade, o Torneio Intercolegial de Games de Maricá. O torneio teve a participação de mais de cinquenta escolas, dentre elas, escolas municipais, estaduais e federal e a rede privada.

O evento premiou as principais colocações com jogos eletrônicos como, por exemplo, um console de última geração e uma TV de 50 polegadas, entre outros prêmios. Contudo, um dos principais objetivos do torneio foi incentivar o bom uso dos jogos para o aprimoramento da educação, visando dispor dos melhores benefícios dos jogos eletrônicos (games) para, através da competição, desconstruir preconceitos e legitimar os games na área educacional, melhorar o ambiente escolar, além de identificar e promover talentos.

O Superintendente do Parque Tecnológico, Tiago de Paula, responsável pelo projeto, destacou que “o Torneio Intercolegial de Games de Maricá foi o primeiro passo para a construção de um arranjo produtivo de games em Maricá, uma importante base de desenvolvimento tecnológico e de e-atletas vinculado ao Distrito de Inovação de Maricá. Desta forma a Prefeitura abre as portas do futuro para a sua juventude numa indústria que gera milhares de empregos e oportunidades de negócios”.

Para o Presidente da Codemar, José Orlando Dias, o torneio conseguiu aproximar a juventude de Maricá com os projetos da Codemar: “o torneio foi um trabalho desenvolvido pela Codemar em parceria com a Secretaria de Educação. Numa perspectiva educacional e de profissionalização, o torneio conseguiu envolver toda a comunidade escolar, pois, por meio dos jogos, o aluno pode aprender e desenvolver novas habilidades que visam aprimorar qualidades dos estudantes que os coloquem como os profissionais do futuro. Esse trabalho teve a missão de fazer com que toda a população fosse positivamente atingida, uma ponte para o futuro”. concluiu.

A escola que ficou em primeiro lugar foi o Colégio Estadual Elisiario Mata e em segundo a Escola Municipal Lucio Thomé Guerra Feteira.

Por Roberval Silva.