O sétimo Congresso Internacional de Compliance aconteceu no Villa Blue Tree, nos dias 14, 15 e 16 de maio em São Paulo.
A Companhia de Desenvolvimento de Maricá – CODEMAR foi convidada a participar do Congresso por ser avaliada como uma referência por outras empresas, pela implantação do Programa Compliance em seu Plano e Projeto de Desenvolvimento Estratégico.
O Compliance tem a função de monitorar e assegurar que todos os envolvidos em uma empresa estejam de acordo com suas práticas de conduta. Essas práticas devem ser orientadas pelo Código de Conduta e pelas Políticas da Companhia, cujas ações estão especialmente voltadas para o combate à corrupção.
A CODEMAR foi representada pela Coordenadora de Compliance, Dryene Tavares, e pela Diretora de controle Interno, Vanessa Barros.
Para a Coordenadora, o Congresso foi engrandecedor e de grande relevância: “participar desta sétima edição foi importante porque como Compliance Officer pude ver como a cultura do Compliance tem crescido com força no Brasil. Lá, pude trocar experiências com profissionais que vivenciam experiências semelhantes às minhas. Identifiquei como posso agir em diversas situações. O congresso me estimulou a ter mais estratégias para desenvolver melhor minhas atividades como Compliance”, finalizou.
Já a Controladora Interna da Companhia acredita que eventos como este auxiliam no fortalecimento do desenvolvimento das empresas, trazendo inovações: “a participação foi de grande importância para o controle interno da CODEMAR, porque além de participar de debates que tratam de novos desafios envolvidos na área, o evento propiciou conhecer e nos reunir com diversos profissionais, especialistas, e fazer network que nos permite divulgar a CODEMAR, além de conhecer outras empresas que trazem inovações”, comentou.
Empresas que instalam em seu portfólio programas de prevenção a fraudes e/ou corrupção, como o Compliance, são bem avaliadas pelo mercado financeiro, e no evento esse preceito foi exposto por meio de entrevistas com especialistas, autoridades, jornalistas, nomes nacionais e internacionais de referência, como a Ministra do Supremo Tribunal Federal – STF, Cármem Lúcia, além de palestras com temas como ”Os sucessos e as falhas no combate à corrupção na America Latina” e “Responsabilidade dos Administradores e Compliance Officers”.
Estar em Compliance é respeitar leis e regulamentos internos e externos. É um caminho para começar a combater a corrupção e detectar desvios de conduta de toda a cadeia hierárquica de uma empresa, prevê riscos corporativos, identifica problemas antecipadamente. Com a implementação do programa, a CODEMAR se enquadra em um dos requisitos da lei federal 13.303 (lei das estatais), que tem como um dos pilares a transparência e governança.
Com foco no Desenvolvimento econômico das empresas, no dia 13 de junho, às 17h, a CODEMAR, juntamente com a Escola Superior de Advocacia – ESA, irá dar uma palestra no Cinema Henfil, no Centro, com a Compliance Officer da Companhia de Desenvolvimento de Maricá – CODEMAR, Dryene Tavares, dispondo o tema acerca do Compliance no Setor Público.
Por Roberval Silva