A Companhia de Desenvolvimento de Maricá – CODEMAR participou de uma palestra na Casa Firjan com o foco em aprimorar as atividades econômicas da cidade, evidenciando futuros projetos como o Parque Tecnológico.

Empresários, empreendedores e personalidades públicas do Estado do Rio de Janeiro compareceram ao evento voltado para profissionais e gestores que buscam entender mais sobre iniciativas inovadoras para desenvolvimento das empresas e das cidades. Um ciclo de palestras com o apoio da Firjan SENAI e Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ.

Uma das principais palestras foi acerca do tema: “Pactos de Inovação para a Transformação Econômica e Social: Cases Barcelona”, discorrida pelo Palestrante Josep Miquel Piqué, presidente do La Salle Technova Innovation Park, em Barcelona, e da Rede Catalã de Parques Científicos (XPCAT).

Piqué, além de palestrante, é vice-presidente da Rede Espanhola de Parques Científicos – APTE e ex-presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação – IASP. O foco central de sua atividade é promover uma economia movida a conhecimento para consolidar a 22@Barcelona como referência global em Cidades Inteligentes. E a cidade de Maricá – RJ, dispõe de um Projeto de criação do Parque Tecnológico que tem como base os projetos científicos de Piqué.

Para o Superintendente do Parque Tecnológico, Tiago de Paula, a criação do Parque na cidade de Maricá visa estimular a criação e o desenvolvimento de empresas com base tecnológica: “o Programa Parque Tecnológico de Maricá da CODEMAR S.A. busca fortalecer vínculos com universidades e institutos de pesquisa, gerar ambiente propício ao surgimento e difusão de inovações e facilitar a criação de sinergias entre os principais agentes do processo de inovação, em prol do desenvolvimento econômico e social do município de Maricá, da região e também do Estado do Rio de Janeiro. A modelagem do Parque Tecnológico de Maricá agrega características das experiências mais bem-sucedidas no Brasil e no Mundo, como aquelas que foram apresentadas na palestra, adaptadas à realidade local”, comentou.

O ciclo de palestras Aquário da Casa Firjan tem por objetivo debater temas importantes para a nova economia e apresentar soluções inovadoras que geram impacto na realidade das pessoas e das empresas. A articulação das universidades, governo e indústria está sendo um dos eixos críticos para o desenvolvimento de ecossistemas de inovação, e a Companhia de Desenvolvimento de Maricá – CODEMAR, tendo em vista que reconhece a importância de atividades de gestão, participou do evento sendo representada pelo Diretor de Desenvolvimento Carlos Guimarães.

A Firjan SENAI é uma instituição brasileira privada que atua formando e qualificando profissionais para atender às necessidades da indústria em diversos segmentos há mais de 75 anos, oferecendo cursos de iniciação, aprendizagem, aperfeiçoamento, qualificação técnica, especialização, graduação tecnológica, pós-graduação e extensão. Já a FAPERJ é a agência de fomento à ciência, à tecnologia e à inovação do Estado do Rio de Janeiro., vinculada à Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, além de visar o estímulo de atividades nas áreas científica e tecnológica e apoiar de maneira ampla projetos e programas de instituições acadêmicas e de pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro.

A palestra foi promovida na capital carioca no dia 16 de maio de 2019, às 16h, no auditório da Firjan SENAI, na Rua Guilhermina Guinle 211, em Botafogo.

Por Roberval Silva