Com essa iniciativa é possível ampliar oportunidades de empreendimentos.
A Companhia de Desenvolvimento de Maricá – Codemar, com foco no desenvolvimento econômico e diversificação de estruturas produtivas, tem desenvolvido ações para a criação de Escola de Startup de Maricá.
A Escola de Startup de Maricá é um projeto da Codemar em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) que visa capacitar e gerar empreendedores com a criação de startups em Maricá. As startups têm como objetivo principal desenvolver ou aprimorar modelos de negócio inovadores e podem aparecer em todos setores.
De acordo com Eduardo Jangutta, mestrando em Administração pela UFF, este projeto, que já está em execução, fomentará a economia local da cidade:
“A Escola de Startups objetiva capacitar empreendedores e contribuir com o crescimento regional. Essa ação resultará num impacto positivo para a população. Acredito que a criação de novas startups tende a agregar valor ao Município, visto que contribuirá com o desenvolvimento e criação de empresas. O projeto está em fase inicial; no primeiro momento, estamos levantando informações referentes à oportunidades de negócios, para executar o projeto num futuro próximo”, disse Eduardo Jangutta.
O Superintendente do Parque Tecnológico, Tiago de Paula, informou que a instalação da Escola de Startup de Maricá tem gerado bons resultados para o município: “A Escola de Startup é um espaço permanente de capacitação, orientação e de serviços altamente especializados para que empresários da cidade possam inovar em suas atividades ou para que novos empreendedores consigam desenvolver novos negócios. Esta ação, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), possui uma metodologia inovadora desenvolvida por pelos pesquisadores da universidade, que tem demonstrado excelentes resultados”.
O Presidente da Codemar, José Orlando Dias, expõe que a vinda da Escola de Startups é uma grande oportunidade de qualificação das empresas que estão nascendo em Maricá: “a Escola de Startups vem para dar dinamismo e os caminhos a implantação de produtos e serviços que nascem e são trabalhados em nossas incubadoras, dentro de um modelo que estamos criando no Distrito de Inovação de Maricá”, concluiu.
Uma das ações da Escola de Startups de Maricá, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social e Universidade Federal Fluminense, foi a criação de um questionário que colheu informações e respostas de alunos contemplados pelo Programa Passaporte Universitário e do Programa do Passe Livre Universitário.
As melhores ideias serão contempladas com um suporte para capacitação em empreendedorismo na Universidade Federal Fluminense e também serão destacadas no site da Codemar e, assim, auxiliados para conseguirem desenvolver o seu negócio
Você tem uma ideia inovadora? Para responder a esta pergunta basta acessar este link.
Para mais informações, assista ao vídeo de apresentação da ESM, com o Professor e Diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFF, Martius Vicente Rodriguez y Rodriguez.
Por Roberval Silva.