Atividade diminui riscos de afastamento por doenças ocupacionais

Há três meses, a Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá) disponibiliza ginástica laboral aos colaboradores em uma parceria com o Programa Viver-Bem, da Secretaria Municipal de Promoções e Projetos Especiais,  sempre terças e quintas-feiras pela manhã. Implementadas na empresa por meio do setor de Recursos Humanos, os benefícios da ginástica laboral é um investimento no bem-estar corporativo, já que ela melhora a saúde dos trabalhadores, aumentando a produtividade da equipe e diminuindo os índices de afastamento por doenças ocupacionais.

Uma das alunas mais assíduas é a assistente de RH Silvana Maturana, de 44 anos. Segundo ela, o exercício faz toda diferença na rotina, já que acaba corrigindo posturas inadequadas e compensa esforços repetitivos. “Percebo uma diferença grande com relação às dores no corpo e o bem-estar no dia a dia. Às vezes me dá preguiça, mas sempre penso que os benefícios são muito maiores”, conta.

Para a fisioterapeuta do projeto, Patrícia Dias, o principal objetivo está na otimização da ergonomia do trabalho, proporcionando uma reparação nos músculos e corrigindo as chamadas posturas inadequadas.

“A atividade diminui risco de lesão por problemas osteomusculares relacionados ao trabalho. Para muitos funcionários esse é o único momento da semana em que o bem-estar físico e mental é exercitado através dos alongamentos, da pausa, da respiração, do relaxamento e do convívio mais leve com o colega de trabalho. Acho que essa interação social que a laboral traz é muito importante, para além da parte física. Trabalhar a pausa é importantíssimo. Quando o funcionário tem mais prazer em exercer sua função, de forma mais leve, sem se preocupar com dores na cervical ou na lombar, favorece o ganho da produtividade”, explica a fisioterapeuta .

Programa Viver Bem

Criado pela Prefeitura de Maricá em maio de 2013, o programa Viver Bem tem o propósito de cuidar do bem-estar e da qualidade de vida da população. Com unidades nos bairros de São José do Imbassaí, Inoã e Centro, o programa atende, aproximadamente, duas mil pessoas entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e a melhor idade com atividades culturais, lúdicas e esportivas.

São mais de 30 atividades gratuitas à disposição da população como: yoga, pilates, balé, dança, reforço escolar, ginástica, cozinha criativa, artesanato, teatro, circo, ginástica artística, futsal, corfebol, várias modalidades de lutas, orientação nutricional, orientação familiar, avaliação física e muito mais.