Evento aconteceu neste domingo (09/10) em todo o bairro
O penúltimo Espraiado de Portas Abertas de 2022 aconteceu neste domingo (09/10), em todo o bairro do Espraiado, em Ponta Negra. O evento é realizado pela Secretaria de Turismo com o apoio da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá) e das secretarias de Promoções e Projetos Especiais, e Agricultura, Pecuária e Pesca. O aipim foi a grande estrela da festa, já que o alimento e suas diferentes versões foi o prato principal desta edição.
A diretora de escola Lorimar Dornelas aproveitou o domingo com sua família no Espraiado de Portas Abertas, na Fazenda Pública Joaquin Piñero. Para ela, que já foi em outras edições, o evento cresceu bastante. “O fato de ser temático é bem interessante para as pessoas conhecerem mais cada produto. Isso chama a atenção. Sou suspeita porque amo aipim e ter um evento focado no alimento foi uma ótima escolha, até porque é da região”, garante.
A programação contou com artesanato à venda, 36 estabelecimentos participantes, em todo o Espraiado e 19 artistas maricaenses tocando, simultaneamente, em diversos locais do bairro. Na Fazenda Pública Joaquin Piñero, a cantora Lavínia Guimarães animou o público com muito sertanejo e pop. Tocando pela primeira vez no evento, ela acredita que o Espraiado de Portas Abertas é um privilégio. “Esse evento é essencial para mostrar a cultura da cidade, o turismo rural, não só para os maricaenses, mas para as pessoas que vêm de fora. Além disso, é uma ótima oportunidade para dar visibilidade aos artistas locais”, afirma.
Participando pela segunda vez como expositor, João Pedro Ferreira, produtor de terrários – miniflorestas dentro de um pote de vidro – garante que está apaixonado por expor em uma feira que tem a natureza do Espraiado. “Estou gostando bastante. O clima é muito bom com o pessoal da Feirarte e de outras feiras. Participar do Espraiado de Portas Abertas me dá a oportunidade das pessoas me conhecerem mais. O terrário é uma novidade em Maricá, então, o evento me ajuda nessa divulgação”, diz.
A artista Rosana Soares, que começou a pintar na pandemia se inspirou na paisagem de Maricá para criar suas obras e participa do evento desde fevereiro. “É sempre um evento super bacana. Além de termos a oportunidade de expor e estar perto do cliente, nos divertimos muito, porque a galera é muito alto astral, finaliza.
Próxima edição do Espraiado de Portas Abertas
Desde 2013, a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, realiza o Espraiado de Portas Abertas. O objetivo é divulgar a cultura do Vale de São Francisco, a gastronomia e as belezas da Serra do Espraiado e o desenvolvimento do turismo rural.
Participam comerciantes, sitiantes, agricultores, artesãos, artistas plásticos, igrejas e doceiras locais. Atualmente, o evento acontece a cada dois meses. Dessa forma, a próxima edição será no dia 4 de dezembro, com o tema Natal Rural Mágico e o prato principal será Pernil à Moda da Roça.