O início das operações noturnas está previsto para primeiro de julho.
A Companhia de Desenvolvimento de Maricá – Codemar avança no serviço de aviação civil ao ampliar as atividades do Aeroporto de Maricá com a implementação do Balizamento Noturno. Com a implementação do Sistema de Balizamento Noturno, a região Leste Fluminense passa a dispor de um novo equipamento para pousos e decolagens durante a noite. O aeroporto funcionará 24 horas por dia, voos após as 22h, somente por agendamento prévio.
O Balizamento Noturno é um sistema composto por luzes específicas que margeiam todo o pátio e servem para identificar a pista e locais seguros para pouso durante a noite, direcionando os pilotos nas operações de voos. Cada item implantado é visualmente estudado, especificando as curvas, cabeceiras, pista de pouso e de taxiamento, além do Papi (indicador de trajetória de aproximação de precisão), quatro luzes que ficam do lado esquerdo da pista de pouso indicando a rampa de aproximação.
O Consultor Aeronáutico, Valdir Lemos Padilha, acredita que o balizamento fortalece o crescimento econômico da cidade: “O balizamento possibilita a extensão do horário de funcionamento do aeroporto, que até então funcionava das 6h até as 18h; agora, de início, o atendimento será até as 22h, logo mais, 24 horas por dia. Esse mais novo implemento é importante para todo aeroporto de ponta, pois oportuniza maior fluxo de aeronaves e serve para facilitar decolagens de aeronaves-ambulâncias para atender as atividades offshore. Tudo isso faz com que a cidade de Maricá tenha um maior fluxo no comércio. Com isso, a possibilidade de uma nova geração de emprego e renda. Para que as operações noturnas comecem, é necessário a certificação da ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil) que está prevista para o dia 1 de julho”, explicou Padilha.
Para o Presidente da Codemar, José Orlando Dias, o Balizamento no Aeroporto de Maricá será uma oportunidade de negócios para toda a Região dos Lagos: “é mais um passo que a Codemar tem dado no sentido de colocar o aeroporto dentro do cenário nacional. O Balizamento nos proporciona a vinda de uma série de atividades para dentro do aeroporto, que serão importantes para o desenvolvimento da economia do município de Maricá”.
A Codemar entrega, como prometido, para o segundo semestre a implantação da operação noturna no Aeroporto de Maricá, e ainda dispõe de alguns outros projetos que serão entregues ainda esse ano, que são: SESCINC (Serviço de Salvamento e Combate a Incêndio – categoria 3); melhorias no terminal de passageiros para o público offshore e o Lounge – moderna área de convivência com dois bistrôs, na área externa ao TPS.
Já na fase três do programa de ampliação, na qual as equipes já estão trabalhando a todo vapor, o Aeroporto Inteligente se tornará uma Smart Heli City que terá todas as facilidades e serviços para helicópteros – centro de manutenção, treinamento e resgate – em parceria com a Multinacional Leonardo SPA, mais vagas para helicópteros e aviões – comerciais e cargas de pequeno e médio porte –, mais hangares, um terminal de cargas e ainda mais conforto para o público, com a disponibilização de um hotel quatro estrelas, centro empresarial, mini mall e dois terminais de passageiros, sendo um ampliado para offshore e outro para o público comercial e executivo, que atenderá as demandas futuras do Complexo Turístico Rio Maraey, além do acesso direto ligando o Aeroporto à RJ 106.
Essas entregas têm grande importância comercial, pois consolidarão as operações offshore e abrirão as portas para o turismo de lazer em Maricá. Isso gerará um impacto positivo no comércio local e regional, já que cada comerciante, empresário e empreendedor fomentarão novas ofertas de emprego.
Por Roberval Silva.