Será a primeira vez que um aeroporto não militar receberá um equipamento tecnológico de tamanha precisão.
No dia 19 de novembro, a Companhia de Desenvolvimento de Maricá – Codemar foi convidada pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente Brigadeiro Domingues, a comparecer na Base de Santa Cruz-RJ para conhecer a Torre de Controle Remota, a primeira implementada na América Latina. Os representantes da Codemar na reunião foram o Consultor Aeronáutico, Valdir Lemos Padilha e o Presidente da Codemar, José Orlando Dias.
Durante o briefing inicial, o Tenente Brigadeiro Domingues informou que a primeira Torre de Controle Remota a ser implantada no Brasil, fora de aeroportos militares, será na cidade de Maricá.
Para Valdir Lemos Padilha, essa informação do Tenente Brigadeiro, de fazer de Maricá a primeira cidade a receber uma Torre de Controle Remota, o enche de orgulho: “isso trará, não só tecnologia para nossa cidade, como também uma grande visibilidade em todo o Brasil. Essa torre será instalada em parceria com a Secretaria de Aviação Civil. A princípio não haverá custos para os cofres públicos de Maricá, pois será custeado pelo governo federal”, explicou.
Ainda de acordo com o Consultor Aeronáutico, o imageamento e os sensores da torre remota são melhores que o olho humano, pois o controlador terá uma visualização mais aprimorada em condições ruins do clima e com total segurança para as aeronaves. Isso fará com que a torre convencional, aquela edificação de concreto com vidros na parte superior, dê espaço a uma estrutura de metal com câmeras de altíssima resolução localizadas no topo. De lá sairão as imagens que os controladores verão na sala, ao nível do solo.
Para o Presidente da Codemar, José Orlando Dias, a instalação da Torre de Controle Remota na cidade de Maricá será uma oportunidade de negócios para toda a Região dos Lagos: “é mais um passo que a Codemar tem dado no sentido de colocar o aeroporto dentro do cenário nacional. A torre nos proporciona a vinda de uma série de atividades para dentro do aeroporto, que serão importantes para o desenvolvimento da economia do município de Maricá”.
A Torre de Controle Remota é uma tecnologia nova; poucos aeroportos no mundo operam totalmente nesse modelo. O primeiro local que teve esse equipamento implantado foi o aeroporto de Bodo, na Suécia; e na América Latina, o primeiro foi em Santa Cruz-RJ.
O Aeroporto de Maricá tem classificação SBMI, dispõe de uma estação meteorológica, tem a inclusão de rádio no ciclo de aeroportos, passou pela homologação de EPTA e pela inspeção para implantação do RNAV.
Por Roberval Silva.