A visita aconteceu no dia 22 de julho.

O Presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Maicon Lisboa, chegou à Companhia de Desenvolvimento de Maricá – Codemar para alinhar toda a implantação da Faetec na cidade de Maricá e conhecer um possível local para o início das atividades, enquanto são providenciadas as instalações da Faetec em definitivo.

A Faetec, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, assinará um termo de cooperação com a Prefeitura de Maricá, por meio da Codemar, para o início das atividades educacionais e construção de uma sede da Fundação na cidade de Maricá. Com isso, as atividades iniciais têm previsão de início no ano de 2021.

O Presidente da Faetec, Maicon Lisboa, defende que a instalação da Faetec na cidade de Maricá visa atender a uma demanda que o município apresenta: “Maricá possui uma logística notável. A gente pretende desenvolver junto com a cidade um Polo Tecnológico. Nesse primeiro momento, houve uma solicitação para o início das atividades da Faetec dentro da cidade. Logo mais, vamos montar um Termo de Colaboração entre o Município, Secretaria Estadual, Faetec e CEDERJ para trazer toda expertise da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação para atender a demanda do Município”, disse.

Para a Secretária Municipal de Educação, Adriana Costa, a vinda da Faetec e CEDERJ é um momento histórico: “a gente trazer a Faetec e um Polo da CEDERJ para dentro do nosso Município é um ganho imensurável. Quando a gente traz oportunidades de cursos e de empregos, a gente faz com que o estudante foque cada vez mais no estudo, então, é muito importante trazermos de inícios esses cursos técnicos e mais adiante curso superior para Maricá, pois somos a cidade mais próxima da cidade do Rio de Janeiro, em crescente desenvolvimento”, explicou.

O Presidente da Codemar, José Orlando Dias, expõe que a vinda da Faetec é uma grande oportunidade de qualificação de mão de obra local para as oportunidades que a cidade tem conquistado: “a esfera estadual tem reconhecido o que estamos fazendo dentro do município e a iniciação das atividades da Faetec na cidade fortalece nossos projetos como, por exemplo, o Aeroporto de Maricá e o Parque Tecnológico, pois dará para nós a oportunidade de aproveitarmos nossos jovens e inseri-los no mercado de trabalho”, concluiu.

Por Roberval Silva.