O curso foi realizado pelo setor de Recursos Humanos em parceria com a Secretaria de Saúde.

O setor de Recursos Humanos da Companhia de Desenvolvimento de Maricá – Codemar junto à Secretaria de Saúde Municipal apresentou, durante seis semanas, aos funcionários da Companhia e convidados, o Programa de Combate ao Tabagismo. No decorrer dessas atividades alguns funcionários que fumavam há anos deixaram de vez o uso do cigarro.

As palestras aconteceram todas as quintas-feiras de fevereiro, encerraram no dia cinco de março e foram apresentadas pela enfermeira e coordenadora do projeto, Sabrina Pires. Em cada palestra eram distribuídas cartilhas informativas acerca dos riscos do cigarro e adesivos de nicotina; ambos serviram para auxiliar no combate ao tabagismo: “O ato de fumar é um comportamento aprendido, desencadeado e mantido por inúmeras situações, que leva à dependência devido às propriedades da nicotina, mas através da promoção em saúde, o tratamento do fumante se torna uma estratégia fundamental para o controle do tabagismo. Em nossas reuniões abordamos tópicos muito importantes no processo para a cessação do fumo, por exemplo: por que as pessoas fumam? E por quê e quando iniciaram?”, disse Sabrina Pires.

Para a funcionária Jéssica Alves, auxiliar de Serviços Gerais, que fumava há doze anos, o curso foi um espaço de transformação de costumes. Jéssica foi uma das pessoas que pararam definitivamente com o uso do cigarro: “participar foi uma experiência única, hoje reconheço o quanto o cigarro é prejudicial à saúde. Graças a essa campanha antitabagismo que a Codemar nos ofereceu, hoje estou livre do vício. Minha eterna gratidão à companhia e à prefeitura por esse projeto tão lindo”, concluiu.

Já para o Coordenador de Recursos Humanos da Codemar, Luiz Lemos, a ação conjunta da Secretaria de Saúde e da Codemar foi superpositiva: “o curso foi positivo, pois a empresa cumpre seu papel de responsabilidade social e o setor de Recursos Humanos, ao apoiar este programa, busca investir na qualidade de vida de seus colaboradores. O reflexo positivo na vida dos participantes é a nossa maior conquista”, explicou.

Por Roberval Silva.