A HAI Heli Expo 2020 aconteceu nos dias 28 a 30 de janeiro, no Centro de Convenções de Anaheim, Anaheim, Califórnia, EUA.

A Companhia de Desenvolvimento de Maricá – Codemar participou da maior feira mundial da comunidade de helicópteros, a HAI HELI EXPO 2020, que é celebrada alternadamente em diferentes cidades dos Estados Unidos. Estiveram presentes no evento representantes da empresa parceira da Codemar, a Leonardo Company; o Diretor de Desenvolvimento da Codemar, Carlos Guimarães e o Presidente da Companhia, José Orlando Dias.

A Feira Heli Expo, principal feira de helicópteros comerciais do mundo, apresentou equipamentos de helicópteros e aplicações para profissionais da indústria, companhias de charters (fretes), proprietários privados de helicópteros e entusiastas ao redor do mundo.

A gigante Leonardo ocupou uma grande área de exibição dedicada à família AWF; onde foram apresentados os helicópteros AW169 com configuração EMS (Serviço Médico de Emergência), o VIP AW139 e um AW189, com configuração Energia, permitindo ainda que as pessoas vissem e testassem os recursos de simulação da Leonardo.

A Leonardo também compartilhou com os visitantes informações sobre as mais recentes ofertas de Serviços Avançados de Helicóptero, demonstrando como os serviços digitais contribuem para o sucesso estratégico da empresa Italiana, maximizando a satisfação e o desempenho do cliente. Voos de demonstração também foram realizados em todos os dias da feira.

No evento, a Leonardo anunciou a compra da empresa de Helicópteros Suiça Kopter, um investimento estimado em cerca de US$ 188 milhões que permitirá à Leonardo fortalecer ainda mais a sua liderança e posição mundial no setor de aeronaves rotativas, incorporando inovação, novos recursos e habilidades de engenharia que foram desenvolvidas pela empresa suíça.

Na feira também foi possível conhecer um pouco mais sobre a HAI (Helicopter Association International), uma associação de aviação comercial dedicada a fornecer a seus membros serviços que beneficiam diretamente suas operações, através de programas que aumentam a segurança e incentivam o profissionalismo e a viabilidade econômica, com contribuições únicas ao voo vertical. O programa HAI-APS (Programa de Credenciamento de Segurança da HAI) ajuda operadores de helicópteros a reduzir as taxas de acidentes e incidentes, melhorando sua cultura de segurança. Este programa foi desenvolvido para ajudar as empresas participantes a “alcançar um padrão mais alto” de segurança e profissionalismo.

O HAI-APS ajuda a prevenir acidentes, abordando a segurança em missões específicas e elevando os padrões mínimos de segurança estabelecidos na aviação. Este programa, em associação com a IS-BAO (Padrões Interacionais para Operações de Aeronaves de Negócios), permite certificações com as duas organizações ao mesmo tempo, economizando tempo e dinheiro..

A Heli-Expo foi palco para todos os principais players do setor, e também para pequenos nichos e prestadores de serviços; uma oportunidade para desenvolver conexões estratégicas e aprender mais sobre as principais tendências e questões desse segmento, por meio de eventos, workshops e fóruns.

Por Roberval Silva.