A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA da Companhia de Desenvolvimento de Maricá – Codemar é formada por quatro mulheres, duas efetivas e duas suplentes

A Codemar tem, ao longo dos meses, trilhado caminhos desenvolvimentistas e sustentáveis com altivez e liderança. Num gráfico de linha ascendente, a companhia tem apresentado resultados que geram impacto positivo para a Cidade de Maricá e investir na segurança do corpo de trabalho tem sido uma missão incansável.

Criar a CIPA foi um passo dado com o foco na efetividade, serviço, segurança e resguardo da Companhia para evitar acidentes. A Comissão é formada pela Presidente Mariana Castanheira, vice-Presidente Francine Meirelles e duas suplentes: Ana Carla Zangerolame e Géssica Pereira dos Santos.

O interesse pela segurança e desenvolvimento extraordinário da Codemar tem atraído a atenção de grandes companhias que, gradativamente, a têm procurado para estreitar laços. Com isso, investir cada vez mais em resultados é uma atividade elementar da empresa.

Para a Presidente da CIPA, Mariana Castanheira, representar uma comissão como esta é algo que será desempenhado com dedicação: “representar uma comissão como essa é zelar pela transparência e legalidade, tendo como único intuito uma melhor qualidade de trabalho e maior seguridade de todos os funcionários”, explicou.

A Vice-Presidente da comissão, Francine Meirelles pontuou as atividades que ao longo do processo serão desenvolvidas: “nós, enquanto CIPA, temos a responsabilidade de fiscalizar as atividades desenvolvidas aqui dentro da Codemar em prol da segurança do indivíduo e propor às diretorias caminhos mais seguros para o desempenho dos trabalhos”, concluiu.

No dia 18 de julho aconteceu, das 9h às 15h, a primeira eleição da CIPA, elegendo, por parte empregados, duas mulheres para o posto mais importante da segurança de uma empresa. Pelo lado do empregador foram indicadas mais duas mulheres. Deste modo, a comissão é 100% feminina.

Durante os dias 06 a 14 de agosto a equipe participou de um curso de CIPA, conforme exigência da NR-05, da portaria nº 3.214 de 08 de junho de 1978, sendo ministrado pela Técnica de Segurança do Trabalho Najara Perocini de Souza.

A CIPA é uma comissão constituída por representantes dos empregados, eleitos por voto direto e secreto, e por representantes do empregador. Estes atuam na promoção da segurança e da saúde dos trabalhadores.

Por Roberval Silva.