Encontro será realizado no fim do mês e colocará a cidade no mapa mundial do combustível

A cidade de Maricá se prepara para desbravar uma nova fronteira energética com o uso do hidrogênio como combustível limpo para mover a sociedade do futuro. O início de tudo isso será marcado com o lançamento, na próxima segunda-feira (15), do 3º Congresso Brasileiro do Hidrogênio. O encontro será no município entre os dias 29 e 31 deste mesmo mês.

O lançamento será às 19h, no Espaço Diamond Eventos, e reunirá especialistas no assunto, a Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá) e a Prefeitura de Maricá. Entre os especialistas estará o professor Paulo Emílio de Miranda, a principal referência na área em todo o Brasil e uma das principais em todo o mundo. Ele é chefe do Laboratório de Hidrogênio da Coppe/UFRJ, pesquisador e professor da UFRJ.

A realização do Congresso, no fim do mês, vai colocar o município na vitrine do mundo como referência na produção do novo combustível que, em algumas décadas, ocupará parcela significativa da importância do petróleo na matriz energética do planeta.

O simpósio

O 3º Congresso Brasileiro do Hidrogênio é realizado pela Associação Brasileira do Hidrogênio (ABH2) em parceria com a Codemar e com a Prefeitura de Maricá e tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio (Faperj), da Eletrobras Eletronorte e da Eletrobras Furnas.

Maricá vai sediar o congresso, que tem o tema “Transição energética, descarbonização e reindustrialização com o uso do hidrogênio”, porque tem grande potencial de produção e também por estar na vanguarda nacional ao desenvolver ferramentas e políticas públicas para tornar o consumo do hidrogênio viável e atrativo.

Vale lembrar que a cidade já produziu, em parceria com a UFRJ, um ônibus movido a hidrogênio e a meta é de que todos os vermelhinhos sejam movidos pelo combustível até 2038.

Serviço:

Lançamento do 3º Congresso Brasileiro do Hidrogênio
Data e hora: 15/05, às 19h
Local: Espaço Diamond Eventos – Rua Clarice Lispector 54A, Itapeba, Maricá – RJ