Março fechou com número de 37.366 lançamentos, maior desde o início do sistema, em 2019
O Maricá Rotativo, administrado pela Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), terminou o mês de março batendo o recorde de lançamentos pelos agentes. Ao todo, foram feitos 37.366 lançamentos pela equipe, o maior número desde 2019, ano do início do programa. Em julho de 2021, o segundo melhor mês de lançamentos, o valor total tinha sido de 36.697.
O superintendente de Operações do Maricá Rotativo, Eduardo Imbrosio, explica que é considerado lançamento toda ação que o agente faz na rua. Essa atuação pode ser dividida em três partes: ticket, reaproveitamento e notificação.
A primeira parte é quando o usuário estaciona o carro e o agente está próximo a ele. Dessa forma, o motorista recebe o ticket pessoalmente pelo agente e pode fazer a regularização direto com o colaborador ou pelo aplicativo do Maricá Rotativo, usando o cartão de crédito ou débito. Caso o usuário deseje pagar em dinheiro, o agente pode indicar também o ponto de venda mais perto para fazer a regularização.
Já o reaproveitamento é quando o motorista opta por fazer a reutilização da vaga em outro local, desde que esteja dentro do mesmo setor. Se ele pagou por duas horas, mas não ficou naquela vaga todo o tempo estimado, pode ir para outra rua, do mesmo setor, e reaproveitar as horas que faltam. Esse lançamento também é feito pelos agentes do Maricá Rotativo.
Por fim, os agentes também são os responsáveis pela notificação. Ou seja, o aviso de irregularidade, que acontece quando o usuário estaciona e não se regulariza. Quando o agente encontra o veículo, verifica a situação e vê que o motorista está irregular, ele realiza a notificação para o usuário.
“Estamos muito felizes com esse recorde, porque fazemos todo um trabalho de reconhecimento dos agentes, de mostrar a importância do serviço deles. As ações desses colaboradores favorecem a democratização do uso das vagas em Maricá. Isso impacta no comércio e no munícipio. É importante lembrar também que, além do mérito dos agentes, não podemos esquecer das equipes que dão apoio, como os supervisores em campo, que ficam ajudando em todas as demandas que os agentes precisam, e a equipe de suporte dos equipamentos, que oferece a resolução de eventuais problemas de funcionamento nos aparelhos. Assim, o trabalho não para”, afirma o superintendente de Operações do Maricá Rotativo, Eduardo Imbrosio.
Atualmente com 46.766 motoristas cadastrados no sistema, o Maricá Rotativo tem 18 agentes, divididos em três equipes de seis colaboradores por dia, trabalhando em escala, nas ruas da cidade.
O agente de campo do Maricá Rotativo Ewerton Ferreira, que atua há 8 meses nas rotas com os lançamentos das notificações, comemorou o resultado: “É gratificante a gente bater esse recorde porque faz parte do nosso desempenho; e é por força de vontade de toda equipe em atuar na ordenação da rotatividade das vagas de Maricá. Entendemos a importância do Maricá Rotativo porque a cidade cresceu muito e, com o ordenamento das vagas, que são demarcadas, evita que um veículo ocupe o espaço de dois”.
Dinheiro arrecadado retorna para cidade
O sistema do Maricá Rotativo está presente em quatro locais: no Centro de Maricá, na Orla da Barra, no Barroco e na Orla de Itaipuaçu. A meta é que esse perímetro aumente o mais rápido possível, chegando a todos os distritos.
O superintendente Comercial do Maricá Rotativo, Diogo Muniz, explica que toda a arrecadação feita pelo Maricá Rotativo volta para a sociedade. “Esse dinheiro não é do Maricá Rotativo, é da população. Ele é todo revertido para a conservação de ruas, estradas e para campanhas educacionais de trânsito”, garante Diogo.