Iniciativa é do projeto Inova Agroecologia Maricá, parceria da Codemar com a UFRRJ

A Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, em Maricá, foi sala de aula para o primeiro curso de uso de cana-de-açúcar na alimentação animal, voltado a produtores da cidade. Na atividade, que durou toda a manhã desta sexta-feira (24), foi ensinada a forma correta de usar a planta no preparo de silagem para os rebanhos. A iniciativa é do Inova Agroecologia Maricá, uma parceria da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá) com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

“A gente está dando dicas de como o produtor pode melhorar muito a sua produtividade usando a tecnologia a seu favor. E a tecnologia não quer dizer algo complexo. Pode ser uma coisa simples. No caso da cana-de-açúcar, é balancear o alimento com uma quantidade de ureia e enxofre. Medida rápida que pode até dobrar a produtividade”, explicou a doutora Elizabeth Processi, diretora do campus Campos dos Goytacazes da UFRRJ.

Segundo Elizabeth, uma das metas é criar no produtor o hábito de se qualificar, de modernizar as práticas e, assim, melhorar a produtividade.

“Maricá tem um rebanho considerável, principalmente leiteiro. Trazer esses produtores até aqui ainda é um desafio, mas que precisa ser superado. A gente transmite o conhecimento de forma muito acessível, simples e prática. A cana-de-açúcar é um excelente volumoso para ruminantes quando corrigida”, finalizou Elizabeth.

Produtividade

A silagem de cana-de-açúcar é a segunda mais utilizada no Brasil e pode ser uma vantagem para os produtores maricaenses, que contam com o clima ideal para a produção. A cana, no entanto, não é um bom alimento isoladamente. Pobre em proteínas e de difícil digestão, ela precisa ser corrigida para ter um bom desempenho e, assim, melhorar a resposta do gado.

“Eu já usava cana-de-açúcar para alimentar minhas vaquinhas, mas não sabia que tinha que fazer essa mistura com ureia. O curso deu outras informações sobre tipos de cana melhores para uso e dicas de como preparar a silagem. Foi muito importante para mim. Acho que vai melhorar as coisas no meu sítio”, disse o autônomo Antônio Alves, de 57 anos, que comprou vacas há pouco mais de um ano, na região onde fica a Fazenda Pública Joaquín Piñero.

Participe

Os cursos são divulgados no Instagram do Inova Agroecologia Maricá (@inovaagroecologiamarica) e da Codemar (@codemarmarica), por onde é possível fazer a inscrição. Na próxima sexta-feira (31/3) serão ministrados dois cursos: “Cultivo de tipos especiais de grãos” e “Manejando o solo de forma correta e sustentável”.