Colaboradores puderam escrever mensagens motivacionais durante atividade com psicólogo da Secretaria de Saúde sobre respeito e acolhimento ao próximo

Com muita descontração e animação, o segundo dia de atividades internas da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá) com o tema “Saúde mental e equilíbrio” contou com roda de conversa e dinâmicas em grupo para os colaboradores, nesta quarta-feira (28/09). As ações que marcam a campanha Setembro Amarelo, de conscientização sobre saúde mental e prevenção do suicídio, são realizadas por meio das superintendências de Recursos Humanos e Comunicação até esta quinta-feira (29/09) com ginástica laboral às 10h, através do Projeto Bem-Viver, da Secretaria Municipal de Promoções e Projetos Especiais.

“Vamos olhar para o outro e vamos ser sensíveis para entender, sem preconceitos, o comportamento do outro. Precisamos parar de julgar e procurarmos ser mais humanos também em nosso ambiente de trabalho”, destacou a diretora de Administração e Finanças da Codemar, Silvana Guimarães, durante a roda de conversa realizada no hangar 4 das dependências do Aeroporto de Maricá.

O encontro contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e participação do psicólogo Antônio César Viellas, que falou sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, uma vez que cansaço físico e emocional pode desencadear doenças.

“É importante que as empresas tenham esse olhar de cuidado para os seus colaboradores, ainda mais pelas relações de trabalho. A inteligência e as emoções precisam ser cuidadas também no ambiente corporativo e quando se tem uma empresa que colabora, faz toda a diferença”, destacou César Viellas.

RH com olhar humanizado

A superintendente de Recursos Humanos da Codemar, Lilia Ferreira, comentou que se tratando de saúde emocional algumas necessidades do colaborador são percebidas por quem está próximo no dia a dia, por isso é importante a empatia em todos os momentos. Ela organizou uma atividade em grupo onde todos os participantes puderam escrever uma mensagem acolhedora e motivacional para pendurar em uma árvore de galhos secos, com objetivo de representar a renovação da vida e amor. A instalação ficará disponível no hangar 4 para quem quiser adicionar novos bilhetes e ler todos os que já estão na Árvore do Amor – nome dado para a instalação, que vai ganhar novas roupagens ao longo do ano.

“A proximidade e um olhar humanizado são importantes nessa integração do RH e também como colegas de trabalho. A empresa se preocupa, sim, com a saúde mental e física do colaborador, tanto que implantamos a ginástica laboral duas vezes por semana. Quando a gente trabalha de forma colaborativa e de forma humanizada, a gente consegue conquistar uma nova cultura de humanização”, afirma Lilia.

A recepcionista da Diretoria de Administração e Finanças, Luzia Knupp, elogiou o olhar do RH, que tem aceitado as sugestões dos colaboradores. “Elas estão abertas a sugestões e isso incentiva a gente. Como atuo na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da empresa, já havia comentado também que podemos fazer mais pelos outros através de uma mudança contínua de cuidados ao colaborador, também relacionado à saúde emocional”, comentou a colaboradora Knupp.