Nesta quarta-feira (28/09), a programação irá contar com uma roda de conversa sobre a importância dos cuidados da sua saúde mental
A Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), por meio das superintendências de Recursos Humanos e Comunicação, deu início nesta terça-feira (27/09), às atividades internas para seus colaboradores com o tema “Saúde mental em equilíbrio”, que terá continuidade até a próxima quinta-feira (29/09). Pela manhã, os colaboradores da Codemar participaram da ginástica laboral, através de parceria com o Projeto Bem-Viver, da Secretaria Municipal de Promoção e Projetos Especiais.
Nesta quarta-feira (28/09), às 15h, a programação irá contar com uma roda de conversa com o psicólogo Antônio César Viellas, sobre a importância dos cuidados da sua saúde mental: cansaço físico e emocional pode desencadear doenças. O representante da Secretaria de Saúde de Maricá, um dos parceiros da ação, vai dar destaque sobre a campanha nacional Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio.
O superintendente Alexandre Nascimento e a assistente técnica Viviane Souza, ambos da Diretoria de Economia Solidária e Responsabilidade Social, são participantes da atividade que integra a programação da semana. “São importantes as atividades que promovem cuidados com o corpo e mente. Acho que depois da pandemia não tem ninguém que não tenha ficado com algum impacto e, por isso, é fundamental abrir esse espaço no horário de trabalho para relaxamento, e não só por atividade física”, comentou Alexandre Nascimento.
“A gente fica num escritório com demandas de trabalho, com pressão para obter resultados. Vale muito a pena esse momento de descontração e relaxamento, além da interação com outros setores, onde possibilita até fazer amizade com pessoas de outros setores que a gente não conhece tanto”, completou Viviane.
Setembro Amarelo, mais que uma campanha
A iniciativa busca conscientizar as equipes e setores sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, diminuindo o tabu sobre os males psicológicos, como depressão, ansiedade e pânico, lembrando que pedir ajuda é importante, uma vez que ninguém está só. A superintendente do setor de Recursos Humanos, Lilia Ferreira, especializada em psicologia organizacional, destacou que a ginástica laboral foi implantada na empresa com o objetivo de incentivar a busca pela saúde física, mental e integração entre os setores.
“A intenção da Codemar é criar um RH humanizado, promover essa proximidade entre os colaboradores e RH, e fazer com que eles se sintam bem no ambiente de trabalho. É importe sempre criar um bom ambiente de trabalho e a laboral traz isso: integração, para o corpo, para a saúde e, principalmente, para essa relação interpessoal do colaborador”, ressaltou Lilia Ferreira.