Evento estimula desenvolvimento de Maricá através do turismo

Estimular a pesca esportiva é o intuito do Circuito de Pesca Esportiva de Maricá, que chega a semifinal neste domingo (20/11), na altura da Rua 83, em Itaipuaçu. O evento atrai clubes de pesca de todo o estado do Rio de Janeiro, com a participação de cem duplas de pescadores profissionais e amadores na extensão de quatro quilômetros de praia. A organização é feita pela Coordenadoria de Pesca Esportiva e Amadora, em parceria com a Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá) e as secretarias de Promoção e Projetos Especiais, Turismo e Esporte e Lazer.

Na disputa, ganham os participantes que somarem mais pontos por captura. Cada peixe capturado vale dois pontos. Soma-se a isso, um ponto a cada dez gramas. No final, quem capturar mais quantidades e com o maior peso, ganha a disputa. Cada competidor tem direito a apenas um caniço. Os participantes ainda poderão comemorar as premiações ao som do show da banda Raquel Fonseca e Dida Show.

“Estamos felizes com todo trabalho desenvolvido ao longo do ano. Esta penúltima etapa do nosso circuito chega para mais uma vez, mostrar que conseguimos mobilizar pescadores de todo o estado em um evento que movimenta o turismo de nossa cidade, beneficiando comerciantes e empresários da região”, conta Anderson Pacheco, coordenador da Coordenadoria de Pesca Esportiva e Amadora de Maricá.

As premiações acontecem do 1º ao 15º lugar na categoria geral, além das categorias masculina, feminina, sênior e juvenil, incluindo as crianças que acompanham os pais e/ou tutores, visando aumentar os laços dos mais jovens com a prática do esporte. O grupo responsável pela edição é o “4º Distrito de Pesca”, que faz o registro da pontuação acumulada pelas capturas feitas, premiações, além da fiscalização geral do evento.

Os peixes fisgados pelos competidores durante o circuito serão entregues à Coordenadoria de Assuntos Religiosos, responsável pela distribuição do pescado a centros terapêuticos e igrejas. A expectativa é distribuir 200 quilos de alimentos não perecíveis, arrecadados nas inscrições para o evento.

Etapa regularizada pelo Ibama

A competição do Circuito da Pesca de Maricá respeita todas as recomendações de medidas mínimas de captura, estabelecidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O órgão determina que os peixes tenham no mínimo 15 centímetros, independente da espécie. Para participar da competição, todos os participantes são obrigados a apresentar a carteira de pescador amador.

Serviço:

6º etapa (semifinal) do Circuito de Pesca de Maricá
Dia 20/11, domingo, das 7h às 16h
Local: Praia de Itaipuaçu, altura da Rua 83.