Prefeito assinou termo de cooperação para oferecer à população cursos gratuitos e profissionalizantes na área
Atendendo à crescente demanda do mercado da cadeia têxtil, do vestuário e no desenvolvimento e gestão de produtos, o Prefeito de Maricá, Fabiano Horta, assinou na tarde desta quinta-feira (10/11), na sede do Senai Cetiqt (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), na Barra da Tijuca, um termo de cooperação para a implantação do Pomar – Polo de Moda de Maricá, para 2023, e oferecer à população cursos gratuitos e profissionalizantes na área, potencializando as demandas de moda da cidade e inserindo novos profissionais no mercado.
“É uma alegria estar neste momento que significa muito para vocês costureiras e empreendedoras e, consequentemente, para cidade. Quando entrei aqui no espaço pude conferir a dinâmica que Maricá vai viver de perto em seu território, pude conferir a natureza da paixão que está carregada pelo elemento do encontro dos tecidos. Isso me passa a certeza de que estamos construindo hoje, esse arranjo que vai despertar potências humanas em Maricá, que permite que as vocações humanas possam se tecer. Estamos construindo a economia criativa de nossa cidade para os próximos 30 anos através da potência que temos hoje”, explica o prefeito de Maricá, Fabiano Horta.
“Considero o Polo de Moda de Maricá um exemplo de ação e iniciativa que o Brasil precisa. Esse projeto pode ser modelo para outros municípios. É um grande prazer participar deste projeto que acreditamos e vamos oferecer o que há de melhor na nossa equipe técnica”, destacou o diretor do Senai Cetiqt, Sérgio Mota.
O espaço de qualificação Pomar, funcionará no bairro Flamengo e irá disponibilizar cursos gratuitos e profissionalizantes nas temáticas de modelagem, corte e costura industrial de vestuário, pesquisa, planejamento e desenvolvimento de produtos de moda e moda circular, visando beneficiar 500 pessoas diretamente e cinco vezes este número, indiretamente.
Indústria da moda fortalecida e alavancando a economia criativa
O projeto é uma parceria entre a Prefeitura, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o
(Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e a Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), por meio da Diretoria de Economia Criativa e Sustentabilidade.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Sardinha, para lançar o projeto, o trabalho começou a ser desenvolvido em 2019.
“Quando falamos do lançamento, partimos do pressuposto do início do projeto, mas para que cheguemos nesse momento do lançamento há muito trabalho por trás! O Senai Cetiqt é referência nacional dentro do setor e a conversa começou em 2019 como um curso de qualificação para produção de uniformes. Após a pandemia, nasce algo muito maior que a ideia inicial. Quando falamos do Polo de Moda falamos de um mapeamento do mercado de moda do Brasil e do Estado do Rio de Janeiro que veio perdendo espaço ao longo do tempo, mas que Maricá quer dar a contribuição nessa recuperação, mas para isso queremos ajuda do Senai Cetiqt para fazer um estudo de mercado e qualificar a mão de obra nos mais variados setores, para que Maricá possa se orgulhar por ter dentro de um de seus eixos de desenho um arranjo produtivo de moda”, dispara.
A todo vapor a partir do primeiro semestre de 2023
Antes da assinatura, os presentes puderam assistir na ocasião, um fashion film e um vídeo de apresentação do Pomar – Aqui tudo vira moda, que teve como protagonista a modelo maricaense Rafaela Paixão. No termo, ficou definido que o polo irá começar a funcionar no primeiro semestre de 2023.
“O Polo vem para um eixo de desenvolvimento que com um estudo de mercado, podemos virar referência em eixos da moda. Maricá é uma terra de sonho com uma estrutura e rede de proteção social que colocou a cidade como pauta do mundo pela revolução social. Mas queremos mais. A maricá do futuro não existirá se as nossas mães pais e filhos não forem sujeito da história. Oportunidade se constrói e em Maricá as pessoas têm oportunidade”, ressalta o presidente da Codemar, Olavo Noleto.
O Pomar consiste em um arranjo produtivo regional localizado na cidade. A indústria da moda fortalecida significa desenvolvimento econômico, social e cultural para Maricá, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Rio Bonito, Tanguá e Magé, com o viés da economia criativa, uma vez que coloca a criatividade como fator central para definir o valor de produtos e serviços.
Costureiras fazem tour no Senai Cetiqt
Acompanhadas do prefeito de Maricá, um grupo de 23 costureiras da cidade realizou um tour pelas instalações do Fashion Design Hub, espaço colaborativo para a realização de experimentos que utilizem tecnologias inovadoras destinadas à indústria da moda, onde puderam conferir uma referência do que será levado para Maricá em 2023.
Uma delas, Luana Pontes, de 37 anos, teve a oportunidade de fazer parte do processo de criação do vestido que foi apresentado nesta tarde e estampa a campanha publicitária do Pomar, feito em parceria com os consultores do setor de normalizações e modelistas do Senai Cetiqt, Flora Carvalho e Alexandre Bojar.
Luana também será uma das beneficiárias do projeto. Moradora de Maricá há quatro anos, vinda de Jacarepaguá, começou a atuar como costureira após o nascimento da sua filha, sete anos atrás, quando teve que readaptar a rotina. Hoje, atua como pequena empreendedora em seu ateliê próprio, produzindo e vendendo utilitários com costura criativa e sublimação na Artesanato Pontes.
“A chegada do Polo vai alavancar a produção em nossa cidade, abrindo muitas portas. Atualmente, temos carência, inclusive, na venda de insumos para costura. Tenho que ir em outra cidade comprar. O polo também ajudará no desenvolvimento neste sentido”, comemora Luana.
Também estiveram presentes o assessor estadual de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Firmino; o presidente da Biotec, Eduardo Britto, representantes das secretarias municipais de Maricá e vereadores da cidade. Participaram, ainda, representantes da sociedade civil, como Cooperativa Ubuntu, Colmeia, Mulheres do Manu Manuela, Pre-Enceja, Favela Ong, Instituto de Estudos do Rio de Janeiro, Conselho Estadual da Juventude (Cojuerj), Ong África, revista Traços, Liga das Escolas de Samba de Campos e Liga das Escolas de Samba de Maricá.
- Foto: Leonardo Fonseca
- Foto: Leonardo Fonseca
- Foto: Leonardo Fonseca
- Foto: Leonardo Fonseca
- Foto: Leonardo Fonseca
- Foto: Leonardo Fonseca