O Passaporte Universitário é uma bolsa criada para facilitar o acesso de moradores de Maricá ao ensino universitário de forma gratuita.

Estudantes de variados cursos chegaram a sede da Codemar para realizar as atividades da Contrapartida Social.

Recepcionados por colaboradores da Codemar, os alunos do Programa Passaporte Universitário conheceram as atividades desenvolvidas pela Codemar, entre elas, o Aeroporto de Maricá.

Para a graduada em Engenharia Civil, Yasmin Monteiro, cursar uma faculdade pelo Programa Passaporte Universitário é ‘algo maravilhoso’: “poder estar cursando uma faculdade é a realização de um sonho que o Passaporte pode realizar em minha vida. Vejo a educação como um processo de transferência de conhecimento e desenvolvimento de habilidades físicas, intelectuais e morais. A Codemar está oferecendo algo novo aos bolsistas do Passaporte Universitário, proporcionando experiência incrível e riqueza de conhecimento por meio de seus programas de Políticas Públicas, Desenvolvimento e Sustentabilidade”, explicou Yasmin Monteiro.

Já Daiara Nunes, Bacharel em Relações Internacionais, diz ter gratidão por participar do Passaporte Universitário: “a sensação de pode cursar R.I por meio de uma bolsa oferecida pelo Programa é de gratidão e a Codemar me trouxe a impressão de um ambiente onde o trabalho, a mudança  o respeito e a amizade andam interligados; o que vejo como chaves essenciais para poder se trabalhar com qualidade. A educação simboliza a porta principal para se realizar sonhos, pois, com ela, temos a chave de mostrar a nós mesmos que podemos fazer tudo aquilo que acreditamos”, disse Daiara Nunes.

O Passaporte Universitário é um Programa da Prefeitura de Maricá que contempla os estudantes como forma de investimento na qualificação e formação acadêmico-profissional, por meio da concessão de bolsas de estudo para universidades conveniadas.

A contrapartida corresponde na participação de projetos e ações sócios educacionais junto à Prefeitura Municipal de Maricá, devendo o bolsista assinar o termo de compromisso por ocasião de sua seleção e cumprindo, quando da sua convocação, com carga horária de 20 (vinte) horas mensais a partir da metade dos períodos destinados ao curso.

Por Roberval Silva.