A Companhia de Desenvolvimento de Maricá – Codemar e a Secretaria de Turismo realizaram o Workshop para Validação do Posicionamento e Estratégias de Marketing Turístico para Maricá-RJ.
O Plano de Marketing e Competitividade de Maricá foi concluído nesta última quinta-feira, dia oito de agosto, com a participação de dezenas de empresários ligados às atividades comerciais, os trades turísticos que, durante o curso, puderam opinar, tirar dúvidas e aprender mais acerca dos potenciais competitivos que a cidade dispõe.
O curso trouxe um conjunto organizado de estratégias que apontam os caminhos para Município se inserir nos mercados, delineando ações de curto, médio e longo prazo com o objetivo de dotar a cidade de Maricá de infraestrutura e qualificação nos atrativos e serviços prestados aos visitantes.
O workshop apresentou também como objetivo concluir as etapas para a construção da criação de um mercado produtivo pelas vias turísticas. A palestra ficou sob a direção das palestrantes Tânia Brizola e Márcia Godinho, sócias da empresa Prisma Consultoria.
“Nós estamos no segundo workshop do plano de marketing e competitividade do turismo de Maricá. Na nossa primeira vinda para cá (primeiro workshop), nós construímos estratégias e a visão de futuro para o turismo de lazer e corporativo, e eles, os empresários, compuseram cada etapa, e hoje viemos validar tudo isso que eles elencaram. Onde a gente quer chegar, que tipo de turista queremos receber e que tipo de ações precisamos fazer para alcançarmos a nossa visão de futuro. É um momento bastante desafiante, que a gente prepara um documento para partir para a ação”, disse Tânia Brizola.
Márcia Godinho acredita que o processo turístico tem sido trabalhado de maneira assertiva para a comunidade de Maricá: “estamos num momento muito importante em Maricá, já existe uma conscientização de que o turismo pode trazer bastante benefício para a comunidade e ao empresariado, e os processos da construção dessas ações já estão sendo trabalhados. Nesse encerramento do workshop eu concluo que todos já sabem o que fazer, a etapa agora é uma questão de todo mundo trabalhar junto”, explicou.
O local escolhido para as palestras foi o primeiro andar do espaço PDX e, diferente da primeira ação do plano, o número de participantes foi limitado, pois a intenção era informar e instruir os participantes em como investir mediante os pilares da competitividade.
No curso foi explicado que Maricá, até 2024, será reconhecida como um destino inteligente, ecológico e sustentável, com foco na responsabilidade social e ambiental, no fomento à indústria criativa, valorizando a riqueza cultural, garantindo um ambiente de entretenimento organizado, limpo e seguro para os turistas.
O plano prevê as ações de marketing para os próximos quatro anos (2019-2024), que visam impulsionar a atividade turística no município.
O Plano é resultado de um profundo diagnóstico conduzido pela Prisma Consultoria, baseado na ferramenta Índice de Competitividade, elaborada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com a qual foram analisadas cinco dimensões da competitividade turística de Maricá: gestão, infraestrutura, produtos e serviços, promoção e sustentabilidade. Tal análise possibilitou alcançar uma visão geral da atual situação do desenvolvimento turístico municipal, servindo de ponto de referência para as estratégias.
Por Roberval Silva.