Estudantes puderam aprender mais sobre técnicas introdutórias para iniciação na modalidade
Alunos de quatro escolas da rede municipal de ensino de Maricá receberam visitas de atletas das seleções de handebol de praia do Brasil e dos Estados Unidos nesta terça-feira (13/09). A ação interativa, com direito a técnicas introdutórias para iniciação na modalidade, aconteceu nas escolas Profª Zilca Lopes da Fontoura e Joana Benedicta Rangel, ambas no Centro; Escola Municipalizada de Inoã e Marisa Letícia Lula da Silva, ambas em Inoã. Parte do evento Maricá Capital Nacional do Handebol de Praia, a atividade, que terá continuidade nesta quarta-feira (14/09), foi promovida pela Prefeitura de Maricá, Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) e secretarias de Educação e Esporte e Lazer.
A diretora geral da Escola Municipalizada Inoã, com alunos do 1º ao 9º ano, Renata Coube, destacou que o esporte possibilita oportunidades e futuro. “Acredito, de fato, na importância dessas visitas dos atletas da seleção nas escolas, porque além de trazer uma energia boa para o ambiente escolar, é excelente poder falar de esporte e mostrar para as crianças da rede municipal que esse movimento existe e que Maricá valoriza”, ressaltou a diretora.
O estudante Vitor Lucas, de 14 anos, comentou que para ele foi um momento marcante onde pôde tirar fotos e também aprender mais com os atletas. “Foi surreal estar ao lado deles! Admiro muito o trabalho do Jordan. Aprendi coisas que eu nem sabia que existiam no handebol de praia e agora quero muito aprender mais a jogar”, comemorou.
Os atletas da seleção brasileira de handebol de praia Thiago Jordan e Caroline Lacerda estiveram, no período da tarde, na Escola Municipalizada Inoã. “Acredito que o esporte tem um papel fundamental na escola. Aprendi assim e se na minha época tivessem iniciativas como essas muito mais crianças estariam envolvidas com o handebol e com futuro promissor”, comentou Thiago.
Já Caroline comentou com as crianças que teve o contato com o handebol através dos jogos escolares. “Acho importante começar desde cedo, mesmo que seja o básico. Essa vinda às escolas e essa participação das crianças é muito importante para a modalidade”, acrescentou a niteroiense.
Escola vai ao campeonato
A diretora Renata Coube, com a ajuda dos professores, vai levar cerca de 500 alunos, acompanhados de alguns pais e responsáveis, para assistirem o Campeonato Brasileiro de Seleções, no próximo final de semana.
“A região do terceiro distrito do município está distante de algumas atividades, principalmente de esportes, então quando a gente vê uma oportunidade como essa, as crianças ficam eufóricas. Então, a nossa ideia é convidar os pais para irem junto com a gente e com as crianças. Tenho certeza que vão gostar, principalmente os pais dos menores que são muito empolgados com as atividades da escola. Esporte é algo que anima e promove uma energia muito positiva”, explicou a diretora.
O professor de Educação Física da Escola Municipalizada de Inoã, Philippe Rohan, acrescentou o quanto a cidade tem crescido no apoio ao esporte e na promoção de grandes eventos. “Maricá vem promovendo não só esse, mas outros eventos esportivos. Tivemos a oportunidade de participar do Basquete 3×3, que foi próximo à escola e levamos também nossos alunos”, recorda.