O 4º Festival Gastronômico de Inverno de Maricá, promovido em parceria com a Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), termina sua quarta edição neste domingo (07/08). A programação de 2022 conta com a participação de 69 restaurantes em 16 bairros e pratos variados dentro do tema “Bacalhau, carnes e caldos”. Os estabelecimentos participantes podem ser consultados no site https://festivaldeinvernomarica.com.br/ . A realização é da Secretária de Promoção e Projetos Especiais.

“Nós adoramos participar e apoiar iniciativas que corroborem para fomentar os negócios dos empreendedores de Maricá. E nada mais justo que agregar a gastronomia. Muitos moradores de  Maricá não conhecem restaurantes do bairro vizinho. A ideia é essa: encurtar distâncias e fazer as honras da casa”, disse o presidente da Codemar, Olavo Noleto.

De medalhão à comida nordestina – Os restaurantes participantes capricharam nos pratos para deixar os consumidores com “gostinho de quero mais” e poder votar no melhor sabor, apresentação e atendimento. O Aleixo Bar e Restaurante é um dos estabelecimentos participantes. Inaugurado neste ano, na Orla da Lagoa de Araçatiba, com uma vista privilegiada, fizeram questão de participar do roteiro gastronômico com o prato “medalhão de mignon à moda Aleixo”, que segundo eles, é um sucesso.

“Nós estamos participando pela primeira vez do Festival Gastronômico de Maricá e está sendo um sucesso desde o início, e neste final de semana continuará sendo. Além do prato do festival, temos um cardápio variado que faz parte da casa, onde temos grande satisfação de oferecer, e uma carta de vinhos muito boa e elogiada pelos nossos clientes. Além de tudo, contamos com essa vista maravilhosa que temos da lagoa”, destacou Joelson Aleixo, empresário e dono do estabelecimento.

A comida nordestina também tem vez, e o “escondidinho de carne de sol na nata” é o prato mais apreciado das três participações do Restaurante Carne de Sol do Robinho no Festival Gastronômico da cidade. O espaço localizado na Praça de Araçatiba conta com decoração característica, além de homenagem a pontos turísticos de Maricá através de pinturas nas paredes.

“É a nossa terceira vez no festival e o nosso prato é adequado à nossa especialidade: a comida nordestina. Esse evento é muito importante para nós que temos restaurantes, porque nos impulsiona e dá suporte à nossa divulgação na cidade. Nosso prato escolhido para o festival está sendo muito pedido”, ressaltou a empresária e chefe de cozinha Heloísa Medeiros, que trabalha com comida nordestina na cidade há 20 anos.

Na edição de 2022, os consumidores estão avaliando o sabor, apresentação dos pratos e o atendimento dos estabelecimentos. A avaliação é feita através de um formulário disponível nos restaurantes através de um QR Code.